REFOOD

Sabem o que é a REFOOD?

A Re-food é um movimento comunitário independente, 100% voluntário, conduzido por cidadãos e integrado numa IPSS, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições para alimentar pessoas necessitadas. A Re-food está totalmente voltada para a comunidade e opera a partir da própria comunidade, sem salários, com custos baixos e alta produtividade, não detendo bens ou investimentos que não sirvam a sua missão.

MISSÃO

Eliminar o desperdício alimentar e acabar com a fome, incluindo neste esforço todos os membros da comunidade.

VISÃO

A RE-FOOD VISA A CRIAÇÃO DE UM NOVO MUNDO, onde: todos têm a comida que precisam, todos os alimentos são aproveitados, todos os cidadãos participam activamente na gestão dos preciosos recursos comunitários e todos assumem o seu poder, o seu direito e a sua obrigação de transformar o mundo num lugar melhor.

VALORES

Igualdade: Todas as pessoas têm o direito a serem respeitadas e alimentadas.

Respeito: Baseamo-nos em relações humanas positivas, onde todos se respeitam. Devemos ser uma força visível e constante de benevolência na comunidade.

Inclusão: Acreditamos que as pessoas e os recursos são essenciais e devem contribuir para uma comunidade mais solidária.

Sustentabilidade: Consideramos o impacto ambiental do nosso projecto, respeitamos as pessoas na sua disponibilidade e procuramos a auto sustentabilidade financeira a nível local, regional e nacional.

Optimismo: Acreditamos que, com boa vontade e esforço organizado, é possível acabar com o desperdício de alimentos e com a fome no mundo.

A REFOOD chegou às Caldas da Rainha este mês de dezembro. Depois de muito tempo de espera e trabalho, o núcleo de Caldas da Rainha está a trabalhar.

Nós fazemos parte dos voluntários, se quiseres ser também o podes ser. Serás muito bem vindo!

Foi a primeira vez que fiz voluntariado, nunca na minha vida o tinha feito. Mas a sensação é brutal.

O saberes que estás ali a contribuir com o teu tempo e dedicação para que aquela comida toda não vá para o lixo, mas sim para famílias que precisem. Não sei se por trabalharmos nesta área ou não, mas comida deitada fora, é crime.

Até os próprios restaurantes ficaram tão satisfeitos de haver este movimento aqui, pois muita comida ía para o lixo, é dinheiro deitado fora…

Vamos combater o desperdício alimentar e alimentar os que mais precisam!

Se quiseres fazer parte deste movimento fala connosco, dirige-te ao núcleo que fica na Rua Francisco Manuel Santos, nº 28 (junto ao parque infantil da Praceta Arnaldo Fortes) ou contacta o 960336004.