Algumas curiosidades…

Adoramos cozinha e também adoramos pesquisar curiosidades sobre cozinha, aqui estão algumas delas:

 

1- O café não deve de ser preparado com água a ferve

Engraçado que sempre fizemos o café com água a ferver, aliás, até acho que se a água não estiver a ferver o café não fica com o mesmo sabor.

Mas eis a explicação: estudos indicam que o café deve de ser preparado de 95 a 98 graus, ou seja, alguns instantes antes da fervura. A água demasiado fria não extrai óleos essenciais e a cafeína suficiente dos grãos, enquanto que a água a ferver provoca um elevado aumento do índice de acidez.

 

2- Sabe de onde vem a expressão “Banho- Maria”?

É uma alusão à alquimista Maria, a Judia, que criou o processo. Para aquecer lenta e de forma uniforme qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o num outro onde existe água a ferver.

 

3- Porque quando descascamos cebolas nos faz chorar?

Esta explicação é muito técnica, mas penso que seja importante para percebermos o porquê.

As células da cebola são formadas, entre outros componentes, por sulforetos e enzimas, no entanto, esses dois componentes não se misturam. Quando cortamos a cebola, rompemos suas células, fazendo com que esses elementos se misturem, originando uma substância chamada de ácido sulfénico.

O ácido, por ser volátil, se transforma em gás. Quando esse gás entra em contato com os nossos olhos, constantemente húmidos, o mesmo reage e se transforma numa solução fraca de ácido sulfúrico. Para se “defenderem”, os nossos olhos irritam-se  e produzem mais lágrimas para diminuir os efeitos desta substância.

Uma das formas de não chorar ao cortar a cebola é fazer isso em água corrente, para que o ácido sulfúrico seja formado antes de entrar em contato com os olhos.

4- Vamos mandá-los embora com canela

Canela é das melhores coisas para que os mosquitos não entrem na sua casa. 

Basta espalhar saquinhos dela por todas a divisões da sua casa e não existe mosquitos que resistem, e para além disso ainda fica com um cheirinho bom na sua casa.