Vinho

Vinho tinto, branco, rosé, espumante, verde, o famoso vinho do Porto, são muitos os tipos de vinho que temos hoje em dia à nossa disposição.

Quer para acompanhar na nossa refeição ou mesmo para confeccionar os nossos cozinhados.

 

Descubra a história do vinho

A história do vinho tem grande importância histórica, pois o seu surgimento em tempos remotos tornou-o um produto que acompanhou grande parte da evolução económica e sócio-cultural de várias civilizações ocidentais e orientais.

Os cristãos acreditam que foi Noé quem plantou uma vinha e com ele produziu o primeiro vinho do mundo. Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses.

A sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação. Mas o cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nómades se tornaram sedentários.

Existem referências que indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, sendo que foram encontradas neste local graínhas datadas entre 7000 a.c. e 5000 a.c.

O que é o vinho?

É uma bebida alcoólica produzida por fermentação de sumo de uva, é definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas.

A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes.

Portugal é um grande produtor e exportador de vinho. No nosso país temos vinhos para todos os gostos. De Norte a Sul bem distintos uns dos outros, mas com um sabor único.