Chá

O chá aquece o corpo e a alma em dias frios, mas também pode ser uma ajuda para desintoxicar o corpo depois de dias de festa e de excessos alimentares. 

 

Quais os seus benefícios?

1. Tem teína em vez de cafeína;
2. Ajuda o sistema imunitário;
3. Tem antioxidantes;
4. Não tem calorias (desde que consumido sem açúcar);
5. Ajuda a manter o corpo hidratado;
6. Estimula o metabolismo.

 

Foi em 2737 a.c., na China, que o chá terá nascido de forma acidental. O imperador Shen Nung estava a descansar perto de uma árvore enquanto o seu criado lhe fervia água para ele beber. Nesse momento caíram umas folhas da árvore para dentro da água. O Imperador decidiu experimentar a infusão acidental. 

O país europeu onde o chá se tornou uma tradição muito forte com mais de 300 anos é Reino Unido, tradição essa que nasceu pela mão de uma portuguesa. Catarina de Bragança, que casou com o rei Carlos II, era uma grande consumidora de chá e levou esse hábito para a corte inglesa. O chá das cinco tornou-se quase obrigatório, até hoje.

Durante milhares de anos foi uma bebida apenas consumida na Ásia. A sua chegada à Europa dá-se com os descobrimentos e trocas comerciais entre portugueses e holandeses

Como muitas outras coisas que tenham por objectivo facilitar a produção e consumo, os saquinhos de chá foram inventados pelo americano Thomas Sullivan, um mercador de chá de Nova Iorque.

Somos grandes apreciadores de chá, preferencialmente dos chás de ervas como o chá príncipe, camomila, tília e as misturas de chás que hoje em dia existe muita oferta.