Tábuas de cozinha

A tábua de cozinha é um dos utensílios mais utilizados na cozinha. Já adotaram várias formas, continuando a ser sempre indispensáveis. Sejam mais pequenas ou maiores, toda a cozinha portuguesa tem uma tábua de cortar em madeira ou polietileno (plástico).

 

Querem saber como surgiram as primeiras tábuas (que eram de madeira)?


Nas cozinhas antigas era comum encontrar-se um cepo, um pedaço de tronco de árvore com a superfície cortada à altura de uma mesa, onde se cortava a carne. Para além do cepo, havia ainda uma mesa com tampo de madeira ou pedra onde se faziam os outros preparativos, tais como cortar vegetais, temperar ou rechear a carne ou o peixe.

A partir da primeira década do século XXI, as cozinhas tornaram-se mais pequenas e não havia espaço para todos estes acessórios. Por isso, o cepo e a mesa de cozinhar foram substituídos por uma mesa multi-uso e pelas tábuas de cortar em madeira ou pedra, passando mais tarde para o plástico.


Hoje  em dia existem algumas regras para as tábuas de cozinha, vamos conhecê-las?

  • 1 As tábuas de madeira quase que foram substituídas pelas de polietileno (plástico);

 

  • 2 Deve de ser trocadas periodicamente (sempre que começarem a ficar arranhadas);

 

  • 3 As tábuas devem de ser lavadas em água quente e detergente e depois mergulhadas em água com cloro, ficarem a secar e só guardá-las quando estiverem bem secas;

 

  • 4  Cada tábua para cada alimento:

Para facilitar, hoje em dia as tábuas têm várias cores e cada cor deve de ser utilizada só para um alimento.

         – Tábuas VERDES: utilizada para frutas e legumes

         – Tábua AZUL: peixes

         – Tábua VERMELHA: carnes cruas

         – Tábua AMARELA: carnes cozidas

         – Tábua BRANCA: o restante

 

 

Ainda existem vários adeptos das tábuas de madeira, o Jamie Oliver é um deles.

As tábuas que ele usa são fabricadas em Portugal, em Pernes, numa empresa que se chama Gradirripas. Jamie tem a sua própria linha de tábuas que comercializa por todo o mundo, que são feitas de forma personalizada pela empresa portuguesa.

Jamie é um dos principais clientes desta empresa preferindo as tábuas de madeira às de plástico. Valoriza muito as tábuas de cozinha, tábuas de queijos, tábuas de pizzas e tábuas de centros de mesa.

Que tábuas existem nas vossas cozinhas????