Ervas Aromáticas…

Sabia que nos seus cozinhados pode substituir o sal e o açúcar por ervas aromáticas?

 

Temperar os alimentos com ervas aromáticas

Graças ao aroma e sabor que as ervas aromáticas proporcionam, estas são uma excelente forma de substituir o uso de sal na sua alimentação. Por isso, se não quer usar sal também não necessita de comer sem sabor, basta temperar ou adicionar no final dos seus cozinhados, ervas aromáticas!

 

Exemplos de ervas aromáticas:

 

Alecrim

   O Alecrim combina na perfeição com carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças.Pode ser utilizado ainda em molhos e grelhados. 

 

Cebolinho

 Usado para pratos de batatas, leguminosas, sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos, sanduíches. É um excelente aromatizante em saladas, patês e queijo fresco.

 

Coentros

Os Coentros combinam na perfeição com açordas. O seu sabor é intenso, e pode ser utilizado como tempero ou condimento em sopas, saladas, pratos de carne e de peixe.

 

Mangericão

 O Manjericão pode ser adicionado a saladas, sopas, pratos de cordeiro, porco, pratos italianos, peixe e frutos do mar. Deve ser acrescentado no final.

Delicioso em combinações com tomate fresco e queijo fresco ou mozarella. Também conhecido como Basílico, é a erva aromática de excelência para a aromatização de pizzas, molhos e massas.

 

Hortelã Menta

 Reconhecida pelo seu perfume refrescante, é óptima para aromatizar saladas, sejam de legumes ou de frutas, sopas, sobremesas de chocolate, gelados e cocktails.

 

Oregãos

 Caracteriza-se pelo seu cheiro bastante aromático e sabor amargo. É o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da beringela e das massas. Combina bem com vitela, com carnes brancas, pratos de peixe e com queijos. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente, dado que tem um sabor amargo mais acentuado do que os orégãos secos ou desidratados.

 

Salsa

O seu sabor é suave tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas, é universalmente utilizada como tempero de imensos pratos. É usada em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletas e massas.

A Salsa é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedras nos rins, reumatismo e cólicas menstruais. 

 

Tomilho

 De sabor picante, é uma erva aromática que resulta bem com a salsa e a salva. As suas flores e folhas têm função culinária. Salienta o sabor de outras ervas. Esta erva aromática é considerada um substituto saudável ao sal, e é a erva perfeita para guisados e cozidos, pratos de carne, de peixe, sopas e molhos.

Como infusão, adoçada com mel, combate a tosse e a dor de garganta. É também um óptimo antioxidante. 

 

Substitua o Açúcar pela Stevia

A planta Stevia é um adoçante natural não calórico, utilizada pelos povos indígenas da América do Sul, durante séculos. Esta planta, era originalmente denominada como “erva-doce”. A Stevia contém edulcorantes naturais e a sua folha seca é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana.

 Pode ser utilizada em qualquer prato onde queira substituir o açúcar.

 

 

Certamente que já conhecia algumas destas ervas aromáticas e outras não. Garanto-lhe que qualquer uma deles fica lindamente nos seus cozinhados.

Resta-lhe experimentar para comprovar!!!