Dicas para se tornar um MESTRE na sua cozinha!

Quando não se é chef profissional, ou cozinheiro de profissão, é normal que se cometa alguns erros na cozinha. Fizemos uma lista dos erros mais frequentes e damos-lhe as soluções para que a vida na cozinha seja mais segura e agradável.

 


Use a faca certa

Opte por uma faca de chef, de lâmina larga e comprida, e faça a maioria dos cortes com ela. É boa para cortar alimentos mais duros como abóbora, e mais pequenos como picar alho ou cebola. Use uma faca pequena para tirar sementes, descascar vegetais ou fruta. Para pão, bolos mais delicados e até vegetais de casca mais fina, como o tomate, opte por uma faca de serrilha.

Cozer massa numa panela demasiado pequena

Arrisca-se a ficar com a massa pegajosa e colada. Ponha água numa panela bem grande e deixe-a ferver. Junte o sal e a massa. Mexa de vez em quando para que a massa não fique colada e tire do lume assim que estiver al dente.

Use a tábua de tamanho certo

Por muito que goste da sua tábua pequena, é capaz de não ser a ideal para cortar alimentos. O facto de ter pouquíssimo espaço de manobra pode fazer com que se corte e com que o alimento esteja sempre a cair para a bancada. As tábuas mais pequenas são boas para pequenas tarefas, como cortar um limão, ou um dente de alho. Para outros alimentos, opte por uma tábua com, pelo menos, 30 x 40cm. Ponha um pano húmido debaixo da tábua para impedir que ela deslize.

Colocar as facas na máquina da loiça

A força dos jactos de água faz com que as facas batam nos outros talheres e no cesto da máquina, estragando as lâminas. O calor intenso da máquina também não faz bem à saúde da faca. Lave-as à mão com a parte mais macia da esponja e seque-as imediatamente. As suas facas vão assim, vão durar mais tempo.

Encher a frigideira de comida

Estamos sempre preocupados em não sujar muita loiça. Mas a verdade é que ao encher em demasia a frigideira com bifes, costeletas ou peitos de frango, faz com que o calor fique preso debaixo da carne, cozendo a comida ao invés de a tostar. É por isso que os seus bifes não ficam com o mesmo ar brilhante e suculento que os dos concursos de culinária e que os peitos de frango não caramelizam.

Vamos a outra dica:  Experimente ainda secar a carne com papel de cozinha, antes de a cozinhar, e colocá-la na frigideira de forma a não tocar noutras peças. 

Usar frigideiras anti aderentes para tudo

As frigideiras anti aderentes fazem com que os alimentos cozinhem de forma mais lenta, impedindo que fiquem agarrados ao fundo. Se o objectivo é selar carne, por exemplo, fazer com que o bife ou a costeleta ganhe uma crosta tostada e deliciosa, use uma frigideira de metal. Guarde as antiaderentes para alimentos mais delicados como peixe ou ovos.

Pequenas dicas de cozinha que podem fazer toda a diferença no seu dia-a-dia e fazer com que o tempo que passa a cozinhar se torne bem mais divertido e consequentemente delicioso!