Pimento verde, vermelho, amarelo ou laranja???

Diz-se que o pimento é o vegetal com sabor de verão. É verdade que assado é maravilhoso, mas nós utilizamos durante todo a ano (é um alimento que dá para fazer de várias formas).

Podem ser verdes, vermelhos, amarelos, laranja, roxos ou brancos, cada um com o seu sabor característico, (pessoalmente nunca experimentámos os roxos ou brancos).  Além de bonitos e coloridos são ricos em vitamina C e potenciam a defesa do sistema imunitário.

 

Os pimentos vieram da América do Sul e América Central, mas espalharam-se pelo mundo sem dificuldade, introduzindo-se rapidamente na gastronomia típica de muitos países. Antigamente, eram utilizados não só na alimentação mas também com fins medicinais.

  • Os VERDES, sabor mais intenso;
  • Os VERMELHOS, mais suaves e com um tom quente (capazes de alegrar qualquer prato);
  • Os AMARELOS, suaves e adocicados (óptimos no forno ou salteados com outros legumes);

 

 

Para além de Saboroso são também saudáveis

Além de bonitos e saborosos, estes frutos botânicos são uma das melhores fontes de vitamina C, que potencia as defesas imunitárias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e de cancro.

Por exemplo: um pimento verde pequeno,  satisfaz 100% do Valor Nutricional de Referência de vitamina C. Os vermelhos são os mais ricos em licopeno, um antioxidante associado à redução de risco de cancro.

É um alimento bastante versátil que se consome cru, grelhado, estufado, salteado, recheado. Não faltarão ideias para quem apreciar este alimento.


Aqui fica uma receita de Pimentos Recheados

 

Ingredientes:

-500 gr. de carne de vaca picada
-4 pimentos vermelhos ou verdes
-4 batatas
-1 cebola
-2 dentes de alho
-2 ovos cozidos
-2 dl de azeite
-3 colheres (sopa) de vinagre
-2 colheres (cha) de mostarda
-1 raminho de salsa picada
-Sal e pimenta q.b.

 

Preparação:

1- Descasque a cebola e os alhos, pique-os, deite-os para um tacho, junte 5 colheres (sopa) do azeite, leve ao lume e deixe cozinhar ate a cebola ficar douradinha.

2- Adicione a carne picada, mexa bem ate ficar solta, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar ate a carne ficar sem liquido. Retire do lume, junte os ovos cozidos picados e a mostarda e misture.

3- Ligue o forno a 180 graus. Corte um “chapeu” a cada pimento, retire-lhe as pevides e as peles brancas mantendo-os inteiros e encha-os com a mistura de carne.

4- Disponha-os num tabuleiro, regue-os com um fio de azeite e leve ao forno durante 20 minutos.

5- Descasque as batatas, lave-as, rale-as no ralador de legumes, lave-as novamente e coza-as em agua temperada com sal durante 15 minutos.

6- Depois escorra, deite para uma tigela, junte o resto do azeite, o vinagre e a salsa picada, misture, deite para uma travessa, coloque os pimentos por cima e sirva.