Rota de Sabores Portugueses

Vamos conhecer Portugal e os seus sabores…

 

Portugal pode ser pequeno, mas apresenta uma imensidão de pratos típicos e deliciosos. Muitas pessoas dizem que não há lugar no Mundo onde se coma melhor do que em Portugal!

Conheça aqui os pratos típicos de cada região:

  • Trás-os-Montes e Alto Douro
    Sopa de alheira; trutas; cabidela de galinha; perdiz com molho vilão; cabrito assado; cozinho à portuguesa; carne de porco com castanhas; alheiras; feijoada à transmontana; bucho de porco com arroz.
  • Douro e Minho
    Caldo verde; bacalhau assado na brasa, no forno ou à lagareiro; arroz de lampreia; pescada à poveiro; rojões à moda do Minho; sarrabulho (porco, fígado, tripas guisado com sangue e arroz).
  • Beira Litoral
    Sopa seca; caldeirada de enguias; bacalhau assado com broa; sardinha na telha; arroz de polvo; leitão assado; chanfana.
  • Beira Alta
    Carolos (sopa de milho, toucinho e chouriço); lampreia; trutas; bacalhau assado com batata à murro; cabrito assado; morcelas da Guarda.
  • Beira Baixa
    Pastéis de molho (com recheio de carne); bacalhau no forno; trutas de escabeche; perdizes fritas; panela do forno (arroz e carnes e enchidos variados); cabrito ou borrego assado.
  • Ribatejo
    Sopa da pedra; arroz de sável; caldeirada à fragateira (cm peixe do rio); chispe com feijão branco; favas com chouriço.
  • Estremadura
    Caracóis, ovos verdes, pataniscas de bacalhau; peixinhos da horta; caldeirada de peixe; amêijoas à bolhão pato; lagosta suada; bacalhau à brás, sardinhas assadas na brasa; açorda de marisco, coelho à caçador; frango na púcara, bifes de cebolada; cozido à portuguesa; feijoada à portuguesa; ervilhas com ovos escalfados; enchidos (farinheira, chouriço).
  • Alentejo
    Gaspacho à alentejana; gaspacho de tomate; açorda à alentejana; migas à alentejana; coelho em vinho-d´alho; empadas de galinha; cabrito assado; ensopada de borrego; lombo de porco com amêijoas; pezinhos de porco de coentrada.
  • Algarve
    Amêijoas na cataplana; azeitonas de sal; choquinhos com tinta; sopa de cabeça de peixe; sopa de pão com tomate; papas de milho com sardinha; caldeirada: bifes de atum; lulas recheadas; arroz de polvo; favas à algarvia; cozido de grão.
  • Ilha da Madeira
    Sopa de moganga (abóbora); açorda madeirense; inhame cozido; atum assado ou de escabeche; bifes de atum; peixe espada em vinha-d´alhos.
  • Ilha dos Açores
    Sopa azeda; sopa do Espírito Santo (carne, pão e legumes); garoupa recheada; arroz de lapas; polvo guisado; cozido da Lagoa das Furnas.

Como vêm em Portugal come-se bem e muito diferenciado, para mim o que distingue os pratos é ter o mar perto ou não. Por exemplo, na costa consome-se muito mais peixe e no interior muito mais carne ou peixe de rio.

O que também achei interessante é que a Açorda é típica de muitas regiões mas sempre feita de forma distinta.

Espero que tenham gostado do artigo… e comentem se conhecerem mais algum prato que não esteja aqui.