As melhores espécies de peixe para a sua saúde

O peixe é essencial para uma alimentação equilibrada

Este alimento é muito nutritivo, é rico em proteínas, iodo, fósforo, cálcio, sendo o seu principal nutriente o ômega 3.
O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, as espécies de peixes que tiverem maior quantidade deste nutriente são as melhores para a saúde. Conheça alguns tipos que são ricos em ômega 3 e com eles pode reduzir alguns problemas como: problemas cardíacos, diabetes ou até mesmo a depressão.

  • Arenque

Este peixe é de água fria e isto já o ajuda a ser mais nutritivo. Espécies que vivam num ambiente frio têm tendência a acumular moléculas que são excelentes para a saúde, como as gorduras poli-insaturadas. 
Neste peixe a percentagem de ômega 3 é altíssima, sendo este um óptimo tipo para redução do colesterol.

 

  • Sardinha

Esta espécie é riquíssima em vitamina D e em ômega 3. Ao contrário do que se possa pensar, não é só em fresco que é saudável, a versão em lata também o é.
É óptimo para o coração, evitando os coágulos e reduzindo os níveis de triglicerídeos.

 

 

  • Salmão

Este é outro alimento é rico em ômega 3.  É importante deixar claro que tanto o salmão selvagem quanto o de cativeiro possuem o ômega 3. O salmão da natureza possui maior concentração de ômega 3 em relação ao ômega 6 (porque come outros animais como os camarões), enquanto o de cativeiro consome ração.
O facto desse peixe possuir boas quantidades de ômega 3 é benéfico para o cérebro, ingerir salmão também contribui para prevenir a depressão porque ele é rico não só em ômega 3 como também em vitamina D.
Pessoas com depressão possuem baixos níveis do ácido graxo, entre outros nutrientes que podem ocasionar diminuição do número e funções de neurotransmissores e receptores, inflamações.

  • Linguado

O linguado é rico em ômega 3. Outro dos beneficios do ômega 3 é ter um efeito anti-inflamatório e relaxar as vias áreas, reduzindo ocorrências de asma.
Uma pesquisa realizada, concluiu que o consumo de peixe durante o primeiro ano de vida pode diminuir o risco de asma.  

 

 

 

O Gramas com Sabor não utiliza nenhum destes peixes para a confecção das nossas empadas, mas utilizamos o carapau que também é um peixe muito nutritivo e saboroso. É com ele que fazemos as nossas Empadas de Carapau de Escabeche, ficam divinais.