A fruta mais antiga – Pêra!

A Pêra é das frutas mais procuradas e populares do mundo, são muito nutritivas e dão excelentes sobremesas.
Pensa-se que a pêra já era consumida na Idade da Pedra. 

 

Origem da pêra

Existem várias espécies de pêras em Portugal, sendo que a mais popular é a Pêra Rocha, principalmente a da zona Oeste (zona onde habitamos). Em 1836 descobriu-se na propriedade deste homem, em Sintra, uma pereira de frutos invulgarmente saborosos e de qualidade. Hoje, a Pera Rocha do Oeste é produzida na orla marítima da zona Oeste, de Sintra até Leiria. Os principais concelhos produtores são Cadaval, Bombarral, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Alcobaça, Lourinhã, Óbidos e Mafra.
Este fruto tem tanta importância no nosso país que desde 2014, a Associação Nacional de Produtores da Pêra Rocha criou a primeira confraria alusiva a uma fruta, neste caso a pêra.

 

CURIOSIDADE:
Já é por 2 anos consecutivos que o Gramas com Sabor participa no Festival do Vinho e da Pêra Rocha do Bombarral, onde vai pessoas de todo o país, turistas e emigrantes.
Não tínhamos a percepção que, tanto o vinho como a pêra era tão procurada em todo o Mundo e que “aquelas gentes” se orgulhavam tanto do produto que tinham em mãos.

Características e conservação da pêra

A pêra amadurece melhor depois de colhida e tem uma enorme capacidade de conservação. Além disso, é bastante resistente ao manuseamento, conseguindo ser distribuída com muita facilidade.

DICA:
Antes de comprar pêras verifique se se apresentam firmes. Para ver se estão maduras, pressione levemente o fruto junto ao pé.

Este fruto começa a ser colhida em Agosto e é vendida até ao final de Maio do ano seguinte. 

CURIOSIDADE:
Desde que me lembro que a expressão “Vamos para a pêra”, existiu. Como a sua apanhas é no mês de Agosto, muitos dos jovens desta zona optam por ir trabalhar na apanha da pêra. É um trabalho duro, de verão, onde se ganha algum dinheiro e onde estás em contacto com a natureza e em contacto com produtos da tua zona.

 

Existem muitas receitas com pêra, uma das quais, a nossa

TARTE DE PÊRA ROCHA