Como cozinhar QUINOA

Pode dizer-se que a Quino está na moda, mas que é um alimento super nutritivo é. Descubra os benefícios deste cereal.

 

Este cereal era considerado sagrado para a civilização Inca, a quinoa era mesmo conhecida como “a mãe de todos os grãos”.
A quinoa é um alimento baixo em calorias e sem glúten, o que faz dela um poderoso aliado para quem escolhe ou necessita de fazer uma alimentação equilibrada e saudável e livre de glúten.

 

Alguns benefícios da Quinoa

1. ELEVADO VALOR NUTRITIVO
A quinoa é o cereal com maior poder nutritivo. É um alimento ideal para atletas antes e depois de exercícios físicos intensos e até para as crianças em fase de crescimento.

 

2. MELHORA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO
A quinoa ajuda no funcionamento do cérebro por ser rica em ómega 3.

 

3. RICA EM VITAMINAS
A quinoa é muito rica em vitaminas: vitamina A, fundamental na saúde dos olhos; vitaminas B1, B2 e B3, importantes na regulação do sistema nervoso central; Vitamina B6, relacionada com os processos inflamatórios e vitaminas E e C, que são antioxidantes.

 

4. FONTE DE FIBRAS
Como importante fonte de fibras, a quinoa, ajuda na regulação intestinal e regula os níveis de colesterol e dos triglicerídeos.Diminui também o apetite.

 

5. RICA EM MINERAIS
Na quinoa encontram-se minerais muito importantes para o organismo: cálcio, fundamental para a resistência de ossos e dentes; ferro que evita a anemia; zinco, que faz parte do sistema imunitário e dos processos de cicatrização; magnésio, associados aos mecanismos anti-inflamatórios e o fósforo e potássio, essenciais ao bom desempenho do sistema muscular.  

 

Como preparar este cereal?

  • O primeiro passo é lavar a quinoa antes de cozinhar. Coloque o cereal numa taça com água quente durante três minutos e no fim passar por água corrente. 
  • Depois coza a quinoa (duas medidas de água por uma medida de quina). Depois é só deixar cozinhar durante 15 a 20 minutos ou até a água evaporar.
  • Quando estiver transparente com uma linhas esbranquiçadas em torno do grão está cozida. Ainda assim, vá provando os grãos para garantir que obtém a consistência desejada.
  • Depois de cozida, deve escorrer a quinoa para retirar o excesso de água. 

O que não faltam são receitas com este cereal super prático, nutritivo e saboroso. Deixo-lhe aqui uma de muitas.

Quinoa  com camarão, espargos e cogumelos

Ingredientes:
– 200g  de quinoa (cozido)
– 6 camarões grandes
– 10g de alho em pó
– 10ml de azeite
– 10g de espargo
– 10g de cogumelos
– Coentro  
– Sal
– Pimenta preta
– Limão-siciliano

 

Preparação:
Cozinhe previamente a quinoa em lume baixo, com água e sal, sem mexer, até a água secar. Solte com um garfo. Coloque o alho e um pouco de azeite numa frigideira. Junte os cogumelos com o camarão e deixe dourar bem.
Coloque os espargo, quinoa, sal, pimenta e coentro. No final, esprema limão sobre o prato.

BOM APETITE!!!