Usa o Tremoço na sua alimentação???

Contém pouquíssima gordura e são ricos em proteínas e fibras

 

Muito popular entre o povo Romano, este alimento existe à vários séculos na Europa. É da família do grão e do feijão, sendo considerado um petisco em países, como Portugal, Espanha e Itália. 

Conhecido por acompanhar a cerveja mas não só, hoje em dia já existem variadas receitas com tremoço. Receitas essas pouco calóricas e com muita proteína. Desde que consumidos com moderação, são muito nutritivos e também dos aperitivos mais baratos.

 

Nutritivos e pouco calóricos

O tremoço seco é rico em alcaloides naturais, substâncias tóxicas que lhe conferem um sabor amargo. Daí que só possa ser consumido depois de cozido e passado por várias águas. A cozedura elimina as enzimas e o poder germinativo. A passagem do tremoço por várias águas retira-lhe o sabor amargo e os alcaloides. Este tratamento é feito industrialmente, pelo que o produto vende-se já cozido e conservado em salmoura.

A gordura presente neste alimento é sobretudo insaturada, menos prejudicial para a saúde. Os tremoços contêm ainda sais minerais, como cálcio, potássio e ferro. 

É sem dúvida um óptimo alimento, o único senão é o seu teor de sal. Pode sempre passá-los por água corrente ou demolhá-los.

À quem defenda este alimento em dietas, pois é um alimento que sacia muito e é pouco calórico.

 

De onde vêm o Tremoço?

Os tremoços são as sementes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro. A semente, de cor amarela, não tem aproveitamento agrícola, sendo vendido como aperitivo.

 

 

Pode encontrar em supermercados(já embalados), ou nos mercados. No nosso caso, compro sempre na Praça da Fruta de Caldas da Rainha, nunca os comprei em supermercados.
Quanto à validade dos tremoços, com a nossa experiência eles nunca duram muito cá em casa, pois é um vício. Mas também já demos conta que não têm uma validade muito grande, quando guardados no frigorífico ficam com um sabor “a velho”. 

 

Deixo-vos uma receita que fiz no Natal passado. Uma entrada feita com Tremoço:

 

DIP DE TREMOÇO

Ingredientes:

– 500 gr. de tremoço sem pele
– 30 gr. de coentros
– sumo de uma lima e meia
– 2 dentes de alho
– sal
– malagueta verde
– 2 dl de azeite

 

Preparação:

1. Misture tudo num copo liquidificador e triture até obter um preparado cremoso.

2. Sirva o dip com tostas ou com batata doce cortada em fatias e torrada no forno.