Propriedades Terapêuticas de Frutas

A fruta é essencial na nossa alimentação!

Sabemos que faz bem por faz bem, faz bem porque a mãe ou o pai diz que faz bem, faz bem porque os outros dizem que faz bem. Mas na realidade talvez não saibamos a que faz bem e quais as suas propriedades terapêuticas.

 

Vou descrever-vos algumas:

Maçã

Combate a diarreia e as infecções das vias respiratórias. Fortalece a memória porque tem ácido fosfórico. Excelente para combater o colesterol e derrames cerebrais. É depurativa do sangue, recomenda-se a ingestão de 2 maçãs por dia para manter os níveis de  vitaminas e sais minerais no organismo. Ajuda no reumatismo e artrite. Favorece a limpeza da boca,garganta e dentes.

 

Pêra

Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente no tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre. É também considerada um óptimo diurético.

Banana

Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. É conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas. Combate a anemia. Repõe as perdas de potássio, que é responsável pela capacidade mental. É excelente para depressões,stress e alterações de humor.

 

Abacate

Nutritivo e altamente energético. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um óptimo estimulante sexual. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.

 

Melão

Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo.  Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, infecções renais e cistite.

 

Melancia

Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas. No Brasil as suas sementes são utilizadas em algumas regiões para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.

 

Abacaxi

Fruta típica de países tropicais, é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição. É muito utilizado na preparação de xaropes.

 

 

 

 

Estas são apenas algumas frutas que são benéficas para a  nossa saúde. Se não consome este alimento, comece a consumir. Pois, como viu tem propriedades terapêuticas ajudando a minimizar algumas doenças.