Bife de vaca minhota!!!

Bife de vaca minhota com batata ao alecrim e salada de agrião

É esta a receita que vos trago hoje:

Ingredientes para o bife:
– 1  Bife de vaca Minhota
– 2 dentes de alho
– 50 gr. manteiga
– 1 ramo de Alecrim
– Azeite
– Sal e Pimenta

Ingredientes para a Batata ao Alecrim:
– 6 / 7 batatinhas novas
– 1  cebola
– 1 ramo de alecrim
– 2 colheres de sopa de mel
– Azeite
– Sal e Pimenta

Ingredientes para a Salada de Agrião:
– 1 molho de agrião
– 2 colheres de sopa de iogurte natural
– 1 colher de sopa de mostarda
– Sal e Pimenta
– Azeite

Preparação:

Pré-aquecemos o forno a 250ºC e colocamos no seu interior, a aquecer, o prato de metal onde vamos servir o bife.

Começamos por temperar o bife dos dois lados: um fio de azeite, sal e pimenta e deixamos repousar. Depois de lavarmos as batatas vamos cozê-las durante cerca de 15 minutos.

Para fazermos as batatas ao alecrim, vamos terminar de as cozinhar na frigideira. Aquecemos uma frigideira com um fio de azeite e colocamos a alourar a cebola. Juntamos o mel, para ajudar à caramelização, e esperamos até que a cebola ganhe cor. Depois de retirarmos as batatas da água de cozedura, cortamo-las em rodelas grossas, temperamos com folhas de alecrim, uma pitada de sal e pimenta, e levamos à frigideira, onde a cebola já ganhou cor.
Baixamos a temperatura do lume e deixamos durante alguns minutos, para envolver todos os sabores.

Vamos fritar o bife.
Aquecemos uma frigideira, sem qualquer gordura, e apenas colocamos o bife quando a frigideira estiver bem quente. Juntamos os dentes de alho esmagados, um raminho de alecrim e deixamos fritar durante 3 minutos. Passado esse tempo, viramos o bife e deixamos fritar durante o mesmo tempo, adicionando nesta fase um fio de azeite e um pouco de manteiga. Quando tivermos o bife frito, deixamo-lo repousar alguns minutos.

 Numa tigela, misturamos a mostarda com o iogurte natural, um fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta e mexemos muito bem, até conseguirmos uma consistência cremosa. Lavamos o agrião e aproveitamos apenas as suas folhas, que vamos envolver no molho.