O super Alimento – AVEIA

Cereal altamente nutritivo, saudável e que dá para consumir de várias maneiras!

 

A sua história

A aveia foi um dos primeiros cereais a ser cultivado pelo ser humano e era consumida na China 7000 anos antes de Cristo. Mas terão sido os gregos os primeiros a fazer papas de aveia.
Os soldados consumiam aveia, pois esta fornecia os nutrientes necessários para aguentarem uma batalha.

Em Inglaterra, por exemplo, a aveia era considerada um cereal menor, servindo principalmente para alimentar os cavalos. A Irlanda e Escócia usavam-na para fazer papas, pão e bolos.

 

Benefícios

A aveia contém um alto teor de fibra e é uma excelente fonte de fósforo e vitamina B1, bem como de magnésio, ferro e zinco. Vários estudos indicam que a aveia tem um impacto positivo no sistema cardiovascular.
Durante anos, a aveia foi também usada em banhos, para tratar eczemas e outros problemas da pele. Actualmente existem muitos produtos de csmética à base de aveia.

Compre aveia em embalagens bem fechadas e evite adquiri-la a granel, uma vez que o cereal fica mais exposto à humidade, podendo levar ao desenvolvimento de fungos e bolor. Depois de aberta, guarde-a num frasco bem fechado. Uma dica: experimente substituir o pão ralado nos panados ou rolo de carne por aveia. É tão ou mais saboroso e muito mais saudável.

 

Desde papas de aveia ao pequeno almoço, a bolos de aveia, bolachas de aveia, pão… Muitos pratos pode fazer com este cereal.
Basta dar asas à sua imaginação…

 

Receita de Papas de Aveia

 Ingredientes:

  • 200 ml de leite ou água
  • 100 gr. de flocos de aveia
  • Açúcar ou mel (a gosto)
  • Canela
  • Casca de limão

Preparação:
Coloque uma panela ao lume com o leite ou água e a casca de limão. Deite os flocos de aveia no leite ou água e deixe ferver durante 3 a 5 minutos, mexendo sempre.  Adoce com açúcar, mel, canela, compotas ou fruta. 

Fonte: Vida Ativa 

Utilize aveia na sua alimentação!!!