O Mel…

O mel é considerado um superalimento com inúmeras propriedades para a saúde!

Os gregos apelidavam-no de néctar dos deuses. Enquanto adoçante natural pode substituir o açúcar branco para adoçar o chá ou outras bebidas. Como doce no pão ou tostas, e também utilizado na doçaria ou até em pratos de carne/peixe.
Adapta-se tanto a bebidas frias como a bebidas quentes, ou simplesmente ao natural.
É um alimento bastante versátil.

 

Os seus benefícios nutricionais

– Sendo a sua absorção mais lenta devido aos seu teor de frutose, o mel trata-se de um doce para a saúde. É composto por 82% de açúcar (principalmente glicose e frutose) e tem um indíce glicémico alto.
O mel, contrariamente ao açúcar branco, é também rico em vitaminas do complexo B, riboflavina e ácido pantoténico, e tem pequenas quantidades de minerais, como potássio, fósforo, ferro, magnésio, sódio e zinco.

Também contém um teor considerável de antioxidantes, sobretudo nas variedades florais mais escuras.

Os seus benefícios no aumento de energia

– O mel é conhecido por fornecer energia instantânea. A glicose do mel é absorvida muito rapidamente pelo corpo, enquanto que a frutose é absorvida mais lentamente, fornecendo energia sustentada. Os açúcares do mel podem ser facilmente convertidos em glicose sendo assim um alimento de fácil digestão.

Os seus benefícios para a tosse e garganta

– O mel possui propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias. O baixo teor de água presente no mel a par do seu PH ácido não permite que a as bactérias sobrevivam. Assim, o seu consumo durante uma infecção na garganta pode ser realmente útil, pois reduz a inflamação.

Se optar por utilizar o mel em substituição do açúcar é uma escolha acertada, igualmente saborosa e mais saudável. Apesar de ser mais doce do que o açúcar, é menos calórico.
O que não quer dizer que o pode consumir sem conta, peso e medida. ATENÇÃO, que o mel também é um alimento com alto valor calórico e sua composição rica em açúcares. Consuma-o moderadamente.

Como resumo, o mel é o único produto doce onde se encontram nutrientes

essenciais ao corpo humano, sendo também um óptimo remédio natural.

 

Como curiosidade:

– Confeccionamos umas Broas de Mel e Canela, em que só o facto de o mel que utilizamos ser produzido naturalmente, reflecte-se no produto final.