Receita de Pão de Milho!

Quer pôr as mãos na massa?

 

Quem de nós nunca fez pão, daquele pão mesmo caseiro e delicioso com as nossas avós?
Aquele pão que estávamos ansiosamente à espera que saísse do forno para o barrarmos com manteiga e logo de seguida comê-lo.

É maravilhoso comermos o que fazemos, tem outro encanto e até outro sabor, concordam?

 

Desta vez fizemos Pão e Milho e Centeio
Aqui vai a receita:

 

Ingredientes:

– 350 g de farinha de milho branco
– 175 g de farinha de centeio
– 175 g de farinha de trigo
– 200 g de crescente ou massa velha
– 12 g de sal
– 4 g de fermento de padeiro granulado
– 450 ml de água a ferver
– +/- 150 ml de água morna

Preparação:

Colocar as farinhas numa taça grande e escaldá-las com os 450 ml água quente onde misturou previamente o sal, mexer com uma colher de pau. Deixar arrefecer a massa até aos 38º C e adicionar então o crescente misturado com o fermento de padeiro e um pouco de água morna. Amassar à mão para incorporar bem todos os ingredientes e se necessário acrescentar mais água.

Alisar a massa com as mãos molhadas, polvilhar com farinha, tapar com um pano e deixar repousar durante uma hora a hora e meia, sabemos que a massa está no ponto quando tiver aumentado de volume e apresentar gretas por cima.

Dividir em duas porções iguais, polvilhar uma taça média com farinha de milho, colocar uma porção de massa, polvilhar de novo com farinha e rodar a taça com as mãos para dar forma à broa.

Levar ao forno previamente aquecido a 220º C durante 30 a 40 minutos. Sabemos que a broa está cozida quando batendo na base obtemos um som oco.

Vejam como ficou

Estava delicioso!!!