Alimentos processados VERSUS Alimentos não processados

Alimentos Processados

São práticos, baratos e estão ao seu alcance em todo o lado. Mas também têm sal e açúcar, ou seja, pode dizer-se que é viciante e que não nos deixa saciados.

 

Mas o que são afinal os alimentos processados?

Os alimentos processados são alimentos que não provêm directamente da natureza e que, de alguma forma, sofreram manipulação por parte do homem. São aquilo a que chamamos de alimentos industrializados”. 
Em causa estão produtos com um perfil nutricional mais pobre e à base de ingredientes artificiais — corantes, adoçantes, estabilizadores e emulsionantes –, que permitem uma conservação mais duradoura.

 

 

Existem vários graus de processamento:

  • Alimentos minimamente processados, que antes da sua aquisição sofrem alterações mínimas, como: limpeza, secagem, embalagem, pasteurização, congelamento, moagem ou fermentação. Estes alimentos, nos quais já existe adição de sal, açúcar, óleos e gorduras, assumem a forma de leguminosas secas (grão ou feijão), farinhas ou leite pasteurizado.
  • Alimentos processados, que correspondem aos alimentos em que se adicionou sal, açúcar ou gorduras (enlatados, conservas, fruta em calda, queijos, frutos secos, salgados, etc);
  • Alimentos ultraprocessados, ou seja, que passam por diferentes técnicas de processamento, nos quais são adicionados vários ingredientes, normalmente artificiais e com um perfil nutricional pouco atrativo. Como: bolos ou tortas embaladas, pão embalado de longa duração, batatas fritas, lasanhas pré-fabricadas, sopas desidratadas, caldos industrializados, refrigerantes, bolachas recheadas, massas instantâneas.

Posto isto, os alimentos que deve retirar da sua alimentação são:

– Nuggets de frango;
– Refrigerentes;
– Batatas fritas;
– Molhos;
– Enlatados;
– Carnes processadas;
– Cereais matinais;
– Enchidos;
– Charcutaria variada.

Alimentos não processados

São todos aqueles que não sofrem qualquer tipo de manipulação, ou seja, nada é introduzido naquele alimento.
Esta não modificação faz com que estes alimentos não percam os seus nutrientes e preservem o seu sabor. Outro ponto a favor dos alimentos não processados é que estes saciam muito mais, pois estamos a dar ao nosso corpo o que ele necessita.

Basicamente são alimentos que levam o mínimo de corantes, conservantes e intensificadores de sabor.

 

 

Acreditamos que mais cedo ou mais tarde o nosso corpo vai ressentir-se quanto à alimentação que fazemos. Aqui fica o nosso conselho, mantenha-se afastado dos alimentos processados.