Manteigas vegetais que pode fazer!

Muitas pessoas optam por não consumir manteiga, mas por vezes as margarinas ainda são menos benéficas para o organismo…

 

Veja várias alternativas que pode fazer:

  • Manteiga de Castanha de Cajú – é uma manteiga rica em proteína e principalmente em gordura, mas não contém muitas fibras. basta triturar o cajú no processador até que o conteúdo fique cremoso. Pode adicionar um pouco de sal e especiarias para alterar um pouco o sabor.
  • Manteiga de Avelã triture as avelãs no processado até estas ficarem cremosas. Rica em proteína e gorduras, fica muito bem com cacau em pó.
  • Manteiga de Amendoim – por conter alguma gordura, vai ser muito fácil obter a consistência da manteiga, basta colocar os amendoins no processador. É uma manteiga levemente adocicada, pode adicionar um pouco de sal. 
    Pode ainda misturar cacau em pó na manteiga para obter uma pasta de chocolate.

 

  • Manteiga de coco –  bata o coco no liquidificador com água, para depois coar a água. O líquido é o leite de coco e a gordura que fica presa no copo do liquidificador é a manteiga de coco.

 

  •  Manteiga de azeite – misture azeite, sal e temperos a gosto num recipiente e vai ao congelador. Deixe passar  12 horas, depois de retirar o recipiente vai notar que o azeite ficou duro. esta manteiga tem tendência a derreter com mais facilidade do que as outras, é ideal para comer com pão quentinho.

 

 

  • Manteiga de amêndoas – rica em fibras. Para fazê-la basta colocá-la no processador até que a consistência fique bem pastosa.

 

Nós a comprarmos manteiga e a manteiga dita “simples” que é tão simples de fazer. Para o próxima não vamos comprar manteiga, vamos sim fazer a Manteiga de Azeite.