Tarte Tatin- Uma sobremesa Francesa!

Tudo tem uma história e a Tarte Tatin não é diferente…

 

Pode dizer-se que esta é uma da histórias mais importantes da gastronomia francesa. Tem origem nos finais do século XIX  num restaurante em Sologne, no centro de França.

” Caroline e Stephanie Tatin eram proprietárias de um restaurante muito conhecido junto da estação de comboios. Como todos os restaurantes bons e conhecidos estavam sempre cheios de clientes. Sendo a especialidade deste restaurante uma tarde de maçã caramelizada e muito macia.

Um belo dia entra um cliente apressado que esteve apresado até ir embora. Perturbada com esse cliente, Caroline (que era quem se encarregava da sala), chega à cozinha pedindo à sua irmã a tão famosa sobremesa, pedindo a esta que fosse rápida, pois o cliente era apressado.

Stephanie, com a pressa, na hora de colocar os ingredientes na forma, trocou a ordem dos mesmos. Sem tempo para confeccionar outra, serviu-a mesmo assim.”

 

Aqui fica a receita para experimentarem. É simplesmente divinal!

 

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada
– 4 a 5 maçãs
– 200 gr. de açúcar
– 80 gr. de manteiga

 

Preparação:

Num forma que possa ir ao lume, ou numa frigideira que possa ir ao forno, despeje o açúcar e leve ao lume a caramelizar, até obter um caramelo clarinho. Quando estiver neste ponto junte a manteiga e mexa, para envolver a manteiga no caramelo. Retire do lume e reserve.
Descasque e descaroce as maçãs. Parta-as em fatias grossas e disponha-as por cima do caramelo.
Tenha o cuidado de cobrir todos os espaços com maçã, pois estas reduzem ligeiramente com a cozedura e queremos ter maçã em toda a tarte. Leve ao lume para as maçãs cozinharem ligeiramente no caramelo. Quando estiverem meio cozidas retire do lume.
Disponha a massa folhada por cima das maçãs “entalando” as bordas da massa.
Leve ao forno a 180ºC, até a massa dourar. Os rebordos ficarão caramelizados.
Com a ajuda de um prato vire a tarte tatin ainda quente (fria pode ficar agarrada na forma).
Sirva morna. Pode polvilhar com canela.

 

IN: Lifestyle Sapo