Sabe organizar o seu frigorífico?

Ter o seu frigorífico organizado é essencial para manter os alimentos bem conservados e poupar na conta da electricidade!

 

Quer saber como? Nós explicamos!

1º – Confirmar se a temperatura do frigorífico está nos 4 graus centígrados e a do congelador nos 17 graus negativos. Esta é a primeira medida para evitar que as bactérias se desenvolvam e para que os seus alimentos se conservem por mais tempo.

2º – Não sobrecarregue as prateleiras. Ao contrário do congelador, no frigorífico o ar frio precisa de circular para manter a temperatura constante, por isso deixe alguns espaços em aberto.

3º – Conserve tudo dentro de embalagens, frascos, sacos ou envolva em película aderente. Se guardar por exemplo, queijo, carne ou peixe sem estar devidamente embalado, os alimentos vão secar, as bactérias propagam-se e o seu frigorífico fica a cheirar mal.

4º – Lave as frutas e legumes antes de os guardar no frio, para que estas não levem bactérias consigo. Guarde os legumes dentro de sacos plásticos, com uma folha de papel de cozinha dentro para absorver a humidade, (esta dica prolonga a vida das frutas e legumes).

5º – Limpe o frigorífico uma vez por mês com 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada 1/4 de água quente. Pode colocar alguns grãos de café para eliminar os odores.

6º – Quanto ao congelador, o maior cuidado diz respeito ao tempo que os alimentos podem ser conservados. Guarde os alimentos envoltos em papel vegetal e película para que estes se conservem melhor e indique sempre a data em que os congelou.

Onde guardar o quê?

Os alimentos que não precisam de ser confeccionados, como os embalados, bebidas, sobras, ervas aromáticas ou charcutaria devem ser guardados nas prateleiras superiores, onde a temperatura é mais constante.
Nas prateleiras mais baixas/mais frescas guarde: a carne crua, ovos, mariscos, lacticínios e outros alimentos que necessitem de mais frio.
As frutas, legumes e hortaliças devem ser guardadas nas gavetas.

O que não deve guardar no frigorífico?

O tomate e o abacate devem de ser guardados à temperatura ambiente porque o ar frio impede o seu amadurecimento, ficando o seu sabor diferente.
O mesmo acontece com o pão e café, não os devem guardar no frio. O pão vai secar e o café vai absorver todos os odores dos restantes alimentos. Mas podem ser congelados.

 

 

* Conheça 8 alimentos que podem ser congelados e que possivelmente não sabia AQUI

Achou este artigo interessante? 
Partilhe com os seus amigos e faça o seu comentário!!!