Tradição pascal da Croácia

Por todo o Mundo existe a tradição de se confeccionar o Folar da Páscoa!

Almoço em família, amêndoas, carne, folar, convívio… são muitos dos ingredientes que estão na nossa mesa de Páscoa. Esta época é celebrada por todo o Mundo, mas claro está com algumas diferenças.
Fomos pesquisar, e percebemos que o Folar da Páscoa é um dos doces típicos que é confeccionado em muito países, mas com algumas adaptações!

Na Croácia, por exemplo o folar deles é apelidado por “Boneca de Páscoa” ou “Primorski Uskrsne Bebe”.

 Queremos partilhar convosco esta receita!

 

Primorski Uskrsne Bebe

Ingredientes:
Massa
– 240 gr. de farinha de trigo branca
– 220 gr. de farinha de trigo integral
– 11 gr. de fermento
– 1 ovo
– 250 ml de leite
– 50 gr. de açúcar amarelo
– 75 ml de óleo de girassol
– 1 colher de chá de sal

Cobertura
– 1 ovo
– 1 colher de chá de açúcar

Ovos coloridos
– 3 ovos
– 1 colher de sopa de vinagre
– 1 colher de cá de corante amarelo
– 1 colher de chá de corante verde

 

Preparação:
Aqueça o leite. Quando estiver morno, juntar o fermento, tapar e deixar repousar até se formar uma espuma à superfície.
Juntar as farinhas, o sal e o açúcar. Abrir uma cova no meio e verter aí o ovo batido com o óleo e o leite com o fermento. Com a farinha que fica nas margens, tapar e deixar repousar durante dez minutos.
Após esse tempo, amassar na batedeira profissional durante seis minutos na velocidade dois. Colocar a massa numa taça untada com óleo, tapar e deixar levedar durante duas horas. No intervalo, pintar os ovos, cozendo-os numa panela com o vinagre e o corante alimentar da cor escolhida.
Retirar do lume e deixar arrefecer os ovos dentro da panela. Após as duas horas, a massa terá dobrado o seu volume.
Retirar da taça e amassar com as mãos durante dois minutos em superfície enfarinhada, após o que se divide em nove partes. Enrola-se cada uma delas como se fosse um “esparguete” de plasticina e deixam-se repousar dez minutos num pano enfarinhado.
Após esse tempo, juntar três partes, unidas no topo, onde se coloca um ovo pintado, e entrançar como se fosse uma trança de cabelo.  Colocar os bonecos em tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, tapar com um pano húmido e deixar repousar 30 minutos.
Bater o segundo ovo com uma colher de sopa de água e uma colher de chá de açúcar branco e pincelar as bonecas com esta mistura. Levar ao forno a 180ºC durante 25 minutos, até ficarem douradas.

E o resultado final é este!

Fonte: SapoLifestyle