Canapés e Tapas!!!

Canapés

Canapé é uma palavra francesa que indica um pedaço de miolo de pão com formatos variados, sobre o qual se colocam preparações diversas.

São pequenas entradas frias ou quentes, que devem ser servidas antes da refeição principal.
Pode dizer-se que são petiscos muito delicados, por isso devem ser servidos em dimensões pequenas mas muito bem decoradas.
Os primeiros canapés foram montados sobre fatias de pão, mas tem sido substituído por outros tipos de base.
A base pode ser quadrada, rasa, triangular, funda, circular, … para depois vir o recheio e por fim um acabamento!

Petisco onde os aromas, sabores e explosão de cores estão muito presentes.

Tapas

São aperitivos servidos em bares e restaurantes que muitas vezes servem como refeição. Vêm sempre acompanhados de uma bebida.
No entanto, em Espanha as tapas são muito mais do que um simples aperitivo ou petisco. São um costume secular rodeado de teorias e lendas.

 

Algumas teorias sobre a origem das tapas:

-“Umas das mais antigas teorias de sua origem remonta o reino de Alfonso X, El Sabio, que durante um período de enfermidade em que lhe foi receitado algumas taças de vinho, ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se podia mais servir somente a bebida, ela sempre vinha acompanhada de um aperitivo para “tapear” a bebedeira.”

– “Ainda neste mesmo período, outra teoria conta que durante o reinado dos Reis Católicos, devido ao grande número de acidentes causados pelos condutores de carroças embriagados ao sair das taberna, os taberneiros se viram obrigados a servirem alguns aperitivos juntamente com o vinho ou a cerveja. Só que tinha um porém: os aperitivos vinham em um pratinho que era posto sobre o copo e só se deveria beber depois de comer. Logo, estes aperitivos serviam de tampa, uma tapa.”

Colocando as teorias de parte sobre a origem das tapas, tenho a dizer-vos que é delicioso estar a degustar um boa tapa, com uma boa bebida, junto de uma boa companhia!!!