Cronut – Sabe o que é?

O Cronut é um tipo de bolo confeccionado com uma massa semelhante à do croissant, mas com o formato de um donut. 

Este bolo foi inventado pelo chef Dominique Ansel que tem uma pastelaria em Nova York.
É feito com massa laminada, frita em óleo de semente de uva, sendo posteriormente açúcarado e recheado.

Este é um bolo já considerado como uma das 25 melhores invenções de 2013 pela revista Time. Já o Boston Globe descreveu o Cronut como uma “maleta de alimentos”.

A receita de Cronut…

Ingredientes para a massa folhada:

  • 25 gr. de fermento biológico
  • 15 gr. de mel
  • 150 ml de água gelada
  • 75 gr. de farinha de trigo
  • 100 gr. de farinha de trigo
  • 175 gr. de leite integral 
  • 13 gr. de sal
  • 40 gr. de açúcar
  • 375 gr. de farinha para pão (não é farinha de rosca é farinha usada para fabricar pão)
  • 55 gr. de manteiga sem sal (a manteiga não pode ser light, tem que ter mais de 80% de gordura)
  • 350 gr. de manteiga sem sal

Modo de reparação da massa:

Numa tigela, dilua o fermento no mel e na água, junte os 75 gr. de farinha e misture bem. Após misturar bem, salpique 100 gr. de farinha de trigo por cima dessa massa. Reserve num local mais quente e deixe crescer por cerca de 30 a 40 minutos. Não misture a farinha! Deixe que o efeito da massa crescer dê um efeito rachado na farinha seca. Após a massa crescer, junte na batedeira o leite, o sal e o açúcar, misture com a batedeira desligada. Adicione a farinha para pão, a manteiga e a massa que estava reservada. Bata com o acessório gancho por dois minutos ou bata na mão por quatro minutos. Apenas para ficar homogénea. Cubra uma forma com película aderente com um pouco de farinha salpicada e coloque a massa para descansar bem aberta, cubra com a película aderente e deixe em temperatura ambiente de preferência em dia quente por duas horas. Após duas horas, a massa terá crescido, retire a película aderente e comece com delicadeza a amassar com os dedos a massa do meio para as pontas para retirar os “gases” que estão na massa. Com a massa aberta pegue a beirada da direita e dobre até metade e faça o mesmo com o lado esquerdo. Retire a massa e vire-a ao contrário, o que estava para cima vai para baixo. Cubra com a película aderente e leve para ao frio por duas horas.
Após isso, salpique farinha numa mesa e abra a massa com a ajuda de um rolo deixando num tamanho de 60 cm de comprimento. Marque um terço da massa e nos outros dois terços espalhe 350 gramas de manteiga na temperatura ambiente. Pegue na borda sem manteiga e dobre por cima do segundo terço com manteiga e o terceiro terço por cima deste último. Com a ajuda do rolo abra um pouco a massa e dobre com uma única dobra essa massa com a mesma técnica de separar três terços, porém, sem manteiga desta vez. E desta vez a massa vai no frio por 24 horas.

Após 24 horas, abra a massa com 60 cm de comprimento, dobre, abra novamente, dobre novamente e leve a massa para o frigorifico por mais 4 horas. Após estas 4 horas repita o procedimento de abrir e dobrar por duas vezes e levar ao frigorifico por mais 4 horas. Após este momento abra a massa com um centímetro de espessura e corte com cortadores circulares. Deixe crescer por 40 minutos e depois use cortadores circulares menores para fazer o centro da rosquinha.

Frite em óleo a 180 graus, lembrando que a receita original é frita em óleo de semente de uva, mas um óleo de girassol também é bom. Vá fritando aos poucos, e coloque a escorrer num papel toalha.

Para o recheio pode usar qualquer creme ou doce de sua preferência, brigadeiro, Nutella ou baunilha.
Use um saco de confeiteiro com bico fino e comprido e injete sobre o Cronuts em quatro pontos diferentes deixando o recheio entrar na massa colocando o suficiente sem deixar o recheio sair.

Para a cobertura também pode utilizar o que for do seu agrado. Uma cobertura de limão siciliano ou creme de avelã. Cubra por cima com delicadeza com saco de confeiteiro o suficiente para cobrir a parte de cima e deixar escorrer apenas no ponto de ficar bonito.

E o resultado final fica assim!!!

Atreva-se a experimentar!!!