Cozinha Indiana…

Caracterizada pelo extenso uso de vários tipos de temperos, ervas e outros vegetais…

  • “A crença e a cultura hindu tem vindo a mostrar uma grande influência na evolução da cozinha indiana. Porém, a culinária indiana é interpretada como resultado das grandes interacções regionais do subcontinente desde os mongóis, até a ocupação e saída dos britânicos fazendo dela uma mistura única de várias cozinhas internacionais.
    Cada tempero comercializado entre a Índia e a Europa, as especiarias, como por exemplo, a pimenta, o gengibre, a canela, o cravo e a noz- moscada, teve importância histórica e esse comércio foi o maior catalisador que motivou a era dos descobrimentos, iniciada com as tentativas de alcançar a Índia contornando a África pelo mar.
    Mais tarde no período colonial, com a ocupação inglesa, foi introduzida a culinária europeia na Índia, o que diversificou ainda mais a cozinha indiana.”

Como podem ver e também pelo vosso conhecimento, a cozinha Indiana é bastante diversificada e condimentada.
Existe que aprecie muito pelo seu picante e condimentos, outros nem tanto. Mas o cozinha indiana não é só picante. Existem pratos, que mesmo feitos sem picante, são maravilhoso!!!

Deixo-vos aqui uma receita tipica Indiana

OVOS BOMBAY E PÃO NAAN

Ingredientes e preparação do Pão Naan:
– 500 gr. de farinha de trigo sem fermento
– 2 colheres de sopa de azeite
– 4 colheres de sopa de iogurte natural
– 7 gr. de fermento seco biológico
– 2 colheres de chá de açúcar
– 2 colheres de chá de sal
– 1 colher de chá de fermento
– 250 ml de leite morno

Começar por preparar a massa do pão. Colocar a farinha numa taça e abrir um buraco no centro onde se coloca o azeite, iogurte, fermento seco, açúcar, sal e fermento. Começar a mexer com as pontas dos dedos até ficar incorporado. Adicionar o leite morno aos poucos e mexer até começar a formar uma massa. Colocar esta massa numa superfície enfarinhada e amassar por 5 minutos. Formar uma bola com a massa e colocar numa taça, tapada com um pano e deixar levedar até dobrar de volume.
Passado uma hora ou quando a massa dobrar em volume, dividir em 12 a 15 pedaços. Espalmar cada pedaço entre as mãos e salpicar com farinha e estender com o rolo da massa em forma oval e com uns 3mm de altura.
Aquecer uma frigideira em lume médio a alto e quando estiver quente colocar um naan de cada vez. Quando o pão começar a borbulhar usar uma espátula e virar, deixando cozinhar mais um pouco do outro lado. Poderá virar por mais duas vezes e pressionar a massa usando a espátula. Proceder da mesma forma com os restantes pedaços e empilhar os naans já feitos mantendo num local quente.

 

Ingredientes e preparação dos Ovos Bombay:
– 2 colheres de chá de sementes de coentros
– 1 colher de chá de sementes de cominho
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho
– 3 cm de gengibre fresco ralado
– 1 kg de tomate maduro em cubos
– 1 colher de chá de sal
– 1/4 de colher de chá de curcuma
– 250 gr. de espinafres frescos
– 4 a 6 ovos
– pimenta q.b.
– coentros frescos picados q.b.
– iogurte grego natural para servir q.b.

Para os ovos bombay, começar por colocar as sementes de coentros e cominhos a tostar numa panela, por uns 2 minutos. Colocar num almofariz e moer.
Colocar o azeite na panela e quando estiver quente juntar as especiarias, mexendo por um minuto. Adicionar a cebola e deixar cozinhar por uns 6-8 minutos até ligeiramente dourada. Depois juntar o alho e o gengibre, deixar cozinhar 2 minutos e juntar os tomates, mexendo ocasionalmente.
Os tomates vão cozer e reduzir por uns 15 minutos, e começar a formar um molho espesso e cremoso. Juntar depois o sal, a curcuma, mexer e por fim os espinafres. Deixar que estes cozinhem, percam o volume e se envolvam no molho. Partir os ovos um a um (pode usar tacinhas para cada ovo para ser mais fácil e rápido) e colocar cada um deles num buraco que se faz com a colher no molho de tomate, baixando o lume em seguida. Tapar a panela e deixar cozinhar por uns 10 minutos ou até a clara ficar sólida e a gema ainda mole.
Servir imediatamente com pimenta moída na hora, coentros frescos picados, o iogurte grego natural e o pão naan.

Receita retirada do Sapo Lifestyle