Dicas para plantar Ervas Aromáticas…

Podemos adquiri-las já prontas a serem consumidas, mas será que tê-las em casa não era bem mais fácil dar sabor aos seus cozinhados?

Colher a erva na altura que se vai utilizar, os seus cozinhados vão ficar maravilhosos!!!

  1. A primeira tarefa que tem a fazer é escolher as espécies que mais utiliza nos seus cozinhados. Depois da escolha, semeie ou plante em vasos preferencialmente num sitio que apanhe sol. Certifique-se que o tamanho do vaso é ideal para o tamanho da planta.
    Para tornar o solo mais solto utilize arreia ou argila, misturada com terra (em partes iguais). Respeite sempre as épocas de plantação.
  2. Para plantar as sua ervas, bastas espalhar as sementes no solo ou transplantar as ervas e ir regando com um borrifador.
    Ao fim de poucas sementes terá as suas ervas para utilizar nos seus cozinhados.
  3. É necessário sempre manter o composto da erva húmido, mas não excessivamente. Pois a rega em excesso pode matar a planta.
    Rege muitas vezes mas com pouca água e sempre a partir da base. Volte a regar apenas quando a terra estiver seca.
    No inverno precisa de regar menos e no verão regar mais. Depois da segunda semana de plantada, junto adubo liquido à  água (esse é o segredo para manter a sua planta saudável.
  4. Chega a um certo ponto que terá de mudar a sua planta de vaso. Transplante-a para um vaso maior para que esta tenha espaço para crescer.
  5. Para terminar, uma dica:
    Sabia que é antes de florescerem que as ervas aromáticas têm melhor sabor e também que, se cortar as plantas em intervalos irregulares vai estimular o crescimento da mesma.
    A altura melhor para a colher é a meio da manhã, que é quando a planta ainda não passou pelo período maior de calor (no caso do verão, no inverno tanto faz).

As ervas que utilizamos com mais assiduidade na nossa cozinha são os oregãos, salsa, coentros, manjericão e alecrim.

E na sua cozinha, quais são as mais utilizadas?