Como ultrapassar a intolerância à lactose!

Ser intolerante à lactose é bem mais comum do que aquilo que se possa pensar, mais ainda no mundo ocidental onde o consumo de leite é mais elevado

  • O que é a lactose?
    É o nome cientifico dado ao açúcar do leite, sendo constituída por dois açúcares (a glicose e a galactose).
  • Como sei se sou intolerante?
    A intolerância à lactose é quando o organismo da pessoa não consegue digerir esse açúcar. A origem do problema está na deficiência de lactase (que é a enzima que decompões a lactose), permitindo a sua absorção. O organismo não produz lactase suficiente para digerir totalmente a lactose, provocando depois maus estar, como diarreia, cólicas.

A intolerância à lactose é distinta da alergia ao leite. A primeira é uma deficiência enzimática, enquanto a segunda tem origem numa resposta do sistema imunitário à proteína do leite. Os sintomas de alergia do leite são: diarreia, vómitos e vermelhidão da pele. Em situações graves pode mesmo pôr a vida em risco.

  • Como evitar?
    Esta intolerância não pode ser tratada, mas os seus sintomas podem ser diminuídos. A solução pode não ser eliminar os lacticínios da sua dieta, dependendo do estado da doença, pode reduzir as quantidades ou optar por lacticínios sem lactose ou com baixo teor.
    Também tem a alternativa das bebidas de origem vegetal, como as bebidas e iogurtes de soja, arroz, aveia, etc.

 

Não entre em desespero se não pode consumir queijos, iogurtes, leites… pois existe sempre uma alternativa!

A minha opinião pessoal…
Desde cedo nunca gostei de beber leite, aliás, o meus pais diziam sempre “Bebe leite que o leite faz bem”, mas eu fazia que bebia e deitáva-o pelo ralo do lava loiça. Cada vez que bebia leite, ficava com dores de estômago, mal disposta e com o estômago super inchado. O mesmo acontecia quando comia iogurtes, quer líquidos, quer de colher.
Os queijos e outros derivados, nunca me fizeram mal, consumo-os sem qualquer problema.

Se sou intolerante ou não, não sei pois nunca fiz nenhum exame para confirmar isso. Mas o que é certo é que deixei de consumir por completo leite e iogurtes e nunca mais fiquei com dores de estômago.

Para mim, não faz sentido nenhum estarmos a beber leite de um animal que não o nosso…

Qual a vossa opinião?