Para que servem o Fermento em Pò e o Bicarbonato de Sódio?

São os dois levedantes, resta agora saber como utilizar cada um deles…

Tanto o fermento em pó como o bicarbonato de sódio são dois produtos químicos utilizados na confecção de bolos ou biscoitos, permitindo que a massa cresça e fique mais leve.

  • Bicarbonato de Sódio
    O bicarbonato de sódio é um levedante químico que assim que entra em contacto com algum ácido líquido, como por exemplo: iogurte, limão, vinagre, leite. etc., liberta dióxido de carbono que permite que a massa comece logo a crescer.
    Apesar de libertar um elemento com um sabor desagradável, este será neutralizado pelo ácido que também é libertado.

Regra geral utilizamos este ingrediente em biscoitos, cupcakes, queques, muffins, pois pretendemos um levedante que reaja num curto espaço de tempo.

  • Fermento em Pó
    O fermento em pó é um fermento químico composto por uma mistura de bicarbonato de sódio, um elemento ácido e amido. O amido vai absorver a humidade do ar mantendo o bicarbonato e os outros elementos secos.
    “O processo de reacção do fermento em pó é “bifásico”: numa primeira fase, o bicarbonato de sódio entra em ação; numa segunda fase – por volta dos 60.º C – entrarão em acção os restantes elementos que o integram tornado este processo mais moroso.”
    O fermento em pó só atinge o seu potencial assim que entra em contacto com o calor do forno. É, por isso, de extrema importância colocar o bolo no forno apenas quando este já está quente. O fermento deve ser sempre o último ingrediente a incorporar na massa.

    O fermento utilizamos em bolos, pois o seu tempo de reacção é maior porque o tempo de cozedura do bolo é maior.
    É sempre preferível utilizar farinha sem fermento.

Em qualquer um destes ingredientes é de extrema importância seguir a receita, pois se colocar mais fermento do que o indicado, em vez de o bolo crescer pode abater.