Fondue de Queijo

Fondue de Queijo, Chocolate ou Carne?

Esta iguaria teve origem na Suíça no séc. XIX. O seu nome vem do verbo francês fondre, que significa derreter ou fundir. E é mesmo o que acontece no fondue, mergulhar pedaços de pão em queijo derretido, fruta em chocolate ou carne em azeite.
O verdadeiro fondue é de queijo, embora estejamos habituados a consumir o de carne, que é originário de França. Ou o de frutas com chocolate que é originário da América.

Independentemente do fondue que prefere, esta é uma receita para se saborear no inverno, entre amigos, acaba por ser um prato reconfortante e para ser partilhado à volta de um mesa com boa conversa e bom vinho.

O vinho que aconselhamos para um bom fondue de queijos é o vinho branco.

Já conhecíamos o fondue de chocolate ou o de carnes, mas de queijo só tivemos conhecimento no passado fim de semana quando uns amigos nos convidaram para jantar um Fondue de Queijos!
Conhecíamos sim a Raclette, que é uma coisa diferente.

Vamos contar-vos como fizemos o tal Fondue

Ingredientes:
– pão cortado em pedaços pequenos
– cenoura
– bróculos
– batata
– queijo para fundir

Preparação:
Pode comprar queijo em pedaços que derrete na altura ou fazer como nós fizemos, que foi comprar um queijo já fundido que vai à caçarola a aquecer.
O ideal é ter uma peça de cozinha que se chama mesmo Fondue, onde vai colocar o queijo e essa mesma peço tem um lamparina que mantém o queijo quente. Coloque-o na mesa e vá molhando os pedaços de pão, batata e legumes a gosto.

Desfrute da conversa e da companhia. Bom apetite!!