Receita – Massa Folhada

A massa folhada é uma massa leve, não fermentada e confeccionada por várias camadas, é este processo que lhe dá as fólhas.
Acredita-se que é originária do Egipto, na altura do Império Novo e foi desenvolvida em Itália.

É uma massa que se utiliza em doces ou salgados e que a maior parte das pessoas adora e até acha que é muito difícil de fazer. Mas não é, é muito simples mas terá sempre de seguir uma receita, caso contrário as folhas podem partir.

Aqui fica a receita da Massa Folhada (para 1 kg de massa):

Ingredientes:
– 500 gr. de farinha
– 375 gr. de margarina (o ideal é utilizar a margarina para folhados, mas este não é muito fácil de se encontrar, só mesmo em estabelecimentos destinados a profissionais). Se não conseguir esta margarina, utilize uma sem sem para folhados de boa qualidade.
– 300 ml de água
– sal q.b.
– farinha para polvilhar

Preparação:
Coloque a farinha num recipiente, coloque o sal, faça um buraco e coloque um pouco de água. Mistura a farinha com a água a partir de dentro e aos poucos junte mais água. Amasse tudo até ficar bem misturado e a massa descolar das mãos. Faça uma bola e deixe descansar 30 minutos.
Polvilhe a bancada com farinha. Com a ajuda do rolo da massa estenda a massa onde vai colocar a margarina cortada aos pedaços. Feche as abas laterais da massa e una bem as pontas, volte a estender com o rolo, (sempre que necessário polvilhe a bancada com farinha para a massa não colar), feche as abas novamente e repita o processo por mais duas vezes, feche a massa como se fosse um livro.

É este processo das voltas que damos à massa com a margarina que faz com que a mesma fique folhada.

Utilizamos esta massa para confeccionarmos Tranças Folhadas, que são uma verdadeira delicia!

Espero que tenha gostado, ficamos à espera dos vossos comentários de como ficou a vossa massa folhada…