Alguns mitos alimentares…

Todos já ouvimos que comer laranja à noite mata, que o vinho e a melancia “encortiça”, etc…

 Fomos pesquisar e encontrámos isto:

  • Laranja com leite faz mal
    “Quando adicionamos alimentos com muita acidez ao leite, este pode coalhar. Muito provavelmente foi neste facto que se baseou o mito. Mas nenhum alimento tem a acidez do estômago. Aí o leite vai forçosamente coalhar, ainda que não seja ingerido com laranjas…
    Do ponto de vista nutricional, a laranja é rica em vitamina C e o leite é rico em cálcio. Quando se juntam a nível digestivo a Vitamina C favorece a absorção do cálcio. Por isso uma laranja consumida com leite ou outro derivado são uma combinação excelente.”

 

  • O pão engorda
    “Frequentemente ouve-se dizer que para emagrecer não se deve comer pão. Este, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação, no entanto, não é um alimento proibido para quem quer emagrecer. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos…”
  • Laranja à noite mata
    “A laranja à noite não mata, apenas ocorre um efeito estimulante no organismo que acontece a qualquer hora do dia, não havendo provas científicas de que este provoca perturbações específicas à noite.
    Os antigos não tinham acesso a tal informação, por isso, penso que o provérbio surgiu como uma medida de preventiva de saúde, devido à falta de informação existente na altura.”

 

  • A sopa engorda
    “Antigamente a sopa era a base da alimentação dos portugueses e como tal estava adaptada às suas necessidades energéticas. Actualmente o papel da sopa mudou mas as receitas também…
    As sopas actuais são sobretudo de legumes e fornecem muito poucas calorias. São uma excelente forma de iniciar o almoço e o jantar e muito adequas para quem quer perder peso.”

 

  • A água à refeição engorda
    “A água nunca engorda, nem à refeição nem fora dela. A água não fornece nenhum nutriente energético, não contém açúcar, nem gordura, nem proteínas. A percentagem de água presente no corpo humano é de 60%, no caso de haver retenção de água pelo organismo, poderá influenciar o peso. No entanto um indivíduo saudável não faz retenção de líquidos. Esta é uma situação associada a algumas doenças e que deve ser sempre acompanhada pelo médico.”

São estes alguns mitos que a nossa sociedade se questiona todos os dias, existem muitos mais, estes foram apenas os que achámos mais interessantes.

Partilhe connosco alguns que saiba…