Como fazer Arroz Tufado

Quem olha para o Arroz Tufado já pronto a consumir, certamente o seu pensamento é que deve de levar muito tempo a fazer.

Pois engana-se!

 

Para além de ser muito fácil de fazer, sai menos dispendioso e pode adicionar o que pretender…

As receitas que pode fazer com ele são variadíssimas. Por exemplo, pode fazer barritas de frutos secos e arroz tufado, em bolachas, em base de tartes, colocar no leite ou no iogurte, dê asas à sua imaginação! Tendo outra mais valia que é a de ser isente de glúten.

 

Vamos passar à receita

 

Ingredientes:

– 1 chávena de arroz
– 3 a 4 chávenas de água
– 1 pitada de sal
– para fritar- óleo

 

Preparação:

Vamos cozer o arroz com uma pitada de sal durante aproximadamente 20 minutos.
Depois de cozido, escorra-o e espalhe-o num tabuleiro  forrado com papel vegetal, (espalhe-o de maneira que os grãos fiquem separados o mais possível).

Levamos ao forno a 100ºC, cerca de 3 horas. Isto é o processo de secagem do arroz, que vai fazer com que o mesmo fique crocante. É importante que o arroz fique completamente seco e sem vestígios de humidade, vá mexendo de vez em quando o arroz para que o mesmo seque de maneira uniforme.

Quando estiver completamente seco retire do forno, separando com as mãos todos os grãos.

Aqueça o óleo numa frigideira funda, (sugerimos um wok), quando o óleo estiver bem quente frite porções de arroz, (não muito grandes). Pode até colocar as porções de arroz num passador grande e mergulhá-lo no óleo bem quente.
Deixe fritas alguns segundos, retire do passador sacudindo-o bem e colocando o arroz num tabuleiro forrado com papel de cozinha para que este absorva o excesso de óleo.

Se o Arroz Tufado está estaladiço, está perfeito!!!

BOM APETITE!!!