Mercado de São Martinho – JÁ ESTE SÁBADO

O Mercado de São Martinho volta à mais emblemática Praça de Caldas da Rainha, a Praça da Fruta 🙂

 

É já este sábado, dia 11 de Novembro que se comemora mais um São Martinho. 
Alguém sabe como este lenda surgiu?

Fomos pesquisar e encontrámos esta lenda:

Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.

O milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”. Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilmunia-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem.

São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a atual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa! Diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho!

Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. Além de Portugal, também outros países festejam este dia. Em França e Itália, à semelhança de Portugal,comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.

 

No próximo sábado – PARAGEM OBRIGATÓRIA –
PRAÇA DA REPÚBLICA – Das 18h00 às 22h00

NÓS VAMOS ESTAR PRESENTES, no Mercado de São Martinho!!!

 

Para além do Mercado, durante todo esse dia vão existir enumeras actividades por toda a cidade…
(Consulte o programa abaixo)