Gomas caseiras

Olá! Sou a Patrícia e tenho um amor enorme pela comida. Sim, amor!

Porque cozinharmos para alguém, assim como para nós, é uma forma de expressarmos o nosso amor, de mimarmos, de proporcionarmos sensações, bons momentos. Este é um amor antigo, que vem da família, da Avó (cozinheira de profissão), do Avô, do Tio Avô, e claro da melhor cozinheira do mundo, da Mãe. Os Verões eram passados no Alentejo e as minhas melhores recordações são as de roda dos tachos, a ajudar a Avó a fazer queijinhos frescos, pão no forno de lenha, croquetes, filhoses no Natal, torresmos e chouriços, as comidas típicas alentejanas do Avô e do Tio Avô que fazia as melhores migas, os doces da Mãe, etc., etc.

Rendida ao Oeste, por ocasião de uma exposição no Parque da minha cidade adotiva, as Caldas da Rainha, cruzei-me com a Isa e com o Tiago que depressa captaram a minha atenção com as suas bolachas e empadas únicas e ali ficámos horas a fio a falar. Duas pessoas extraordinárias que admiro muito, pois tinham um sonho, arregaçaram as mangas, não desistiram dele e o sonho tornou-se realidade

Pessoas assim inspiram-me! E aqui estou agora a escrever um artigo para o blogue deles Gramas com Sabor, onde tudo é feito com Amor. Lá está, outra vez, o Amor!

Poderia partilhar convosco uma receita de família, mas não fiquei com nenhuma, então optei por uma receita dos tempos modernos. É uma receita fácil e rápida, como o dia-a-dia nos exige, um miminho para oferecermos, para partilharmos. Por estas bandas, posso dizer-vos que fez sucesso, foi a loucura, tão divertida de fazer, como de comer e ainda mais de partilhar. Sinceramente, espero que vos seja tão útil quanto foi, e ainda é, para mim.

 

Gomas caseiras (retirado de “paracozinhar.blogspot.pt”)

Ingredientes para cerca de 35 gomas grandes:



Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tacho e mexa bem para dissolver. Leve depois a lume brando e deixe ferver 5 minutos, mexendo de vez em quando.


Coloque a mistura em formas de silicone para bombons ou gelo, previamente untadas com um pouco de óleo vegetal. Se não tiver este tipo de formas coloque a mistura num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal.


Leve a solidificar algumas horas ao frigorífico. Se usou as formas de silicone, basta desenformar as gomas e passá-las por açúcar. Se usou o tabuleiro, desenforme, retire o papel vegetal e corte-as em cubinhos, passando-as depois pelo açúcar. Guarde num recipiente fechado.

Desfrute e partilhe

Patrícia Pimentão Cardoso