Tarte de Limão Merengada à Francesa

“Pessoas que Amam comer, são sempre melhores Pessoas” – Julia Child

Nasci nas Caldas da Rainha a 20 de Abril de 1988, sendo a minha família natural de Óbidos. Ingressei no curso de Produção Alimentar em Restauração, no Estoril no ano de 2006 e aí percebi que o bichinho da cozinha que me tinha sido transmitido pelo meu Pai desde cedo, se tinha tornado a minha maior Paixão. Aprendi em estágios com grandes nomes da Pastelaria, como Chefe Nelson Félix, Joaquim de Souza, Francisco Siopa, entre outros. No ano de 2011, aventurei-me numa aprendizagem com o Chefe Patrick Bonnier, na Pastelaria Poison d´Amour, da qual me tornei Chefe Pasteleira pouco tempo depois. Frequentei variados cursos na Academy Chocolate Callebaut, em Barcelona, a fim de melhorar as minhas  técnicas. Tornei-me Mentora da Pastelaria Sucréer em 2014 na Estrela, e abraço neste momento o projeto do Atelier Bake & Co. Há cerca de um ano, nasceu a forte vontade de criar um produto que unisse a Arte da Profissão às minhas Origens e desenvolvi a marca “Ló d´Óbidos”, projeto no qual me dedico neste momento.

Para mim, a Pastelaria é forma mais bonita que de transmitir Amor. Tudo aquilo que faço,  todas as horas e minutos que dedico a criar doçuras, faço-o com entrega completa e acima de tudo, Amor. Porque é impossível fazer o que quer que seja sem Amor. Nada paga o sorriso quando veem o que criámos, quando sentem e provam o que fizemos, carregadinho de carinho. Porque cada pessoa é diferente e cada diferença merece atenção, o que torna cada bolo único.

Acredito religiosamente que há momentos especiais em que os sabores ficam gravados na Memória e fazem parte de uma História… Porque no fundo não precisa de haver motivo para se Celebrar. E porque não começar pela sobremesa?

 

Tarte de Limão Merengada à Francesa

Para a massa…

Colocar numa batedeira 575 gr de Farinha T55 fina, 5 gr de sal, 70 gr de farinha de amêndoa, 200 gr de açúcar em pó. Juntar 3 ovos inteiros e 300 gr de manteiga sem sal fria cortada aos cubos.

Amassar todos os ingredientes até criar uma massa homogénea e lisa, sem bater demasiado para não criar Glutén. O que se pretende é uma massa areada e crocante. De seguida, reservar a massa no frio por pelo menos 4 horas.

Untar uma tarteira com óleo alimentar e estender a massa até à espessura de 3 mm.

Pré aquecer o forno a 180ºC, com as resistências superior e inferior ligadas.

Cozer a base da tarte até ela estar dourada uniformemente.

 

Para o recheio…

Com um ralador, tirar as raspas a 3 limões e de seguida o sumo.

Colocar as raspas e o sumo dos limões numa taça de inox, juntamente com 350 gr de açúcar e 8 ovos inteiros e levar a banho-maria até engrossar. Este processo pode demorar cerca de 30 minutos.

Quando o creme engrossar, retirar do banho-maria e deixar amornar.

Cortar em cubos 400 gr de manteiga sem sal e colocar no creme, triturando com a varinha mágica.

Reservar o creme de limão no frio por 1 hora.

 

Para o merengue…

Pesar 300 gr de açúcar refinado e colocar ao lume com uma colher de água. Com o auxilio de um termómetro de açúcar, controlar a temperatura até que este atinja os 115ºC.

Pesar 150 gr de claras frescas e quando a temperatura do açúcar atingir os 115ºC, começar a bater as claras em velocidade média.

Aos 121ºC de temperatura do açúcar, retirar do lume e verter suavemente nas claras sem parar de bater até que a mistura fique morna e o merengue forme picos brilhantes e firmes.