8 alimentos que pode congelar e certamente pensava que não!

Congelar é uma das formas mais simples e eficientes de preservar os alimentos e simplificar as suas rotinas diárias!

 

De seguida vai encontrar 8 dos alimentos que possivelmente não sabia que eram possíveis congelar. Alimentos simples e alguns deles fazem parte da base da sua cozinha.
Na lista seguinte vai aprender dicas de como os congelar, pois existe alguns cuidados a ter.

 

8 alimentos que pode passar a congelar

  1. Ovos (as claras e as gemas)
    Coloque as gemas num recipiente, junte uma colher de chá de açúcar ou sal. Cubra com papel vegetal e com película aderente e feche com a tampa.
    As claras, coloque num recipiente, cubra com película aderente e feche com a tampa.
    Para usar as gemas ou as claras, deixe a descongelar no frigorífico durante a noite e estão perfeitas.
  2. Chantilly
    Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal colheradas de chantilly, tape com película aderente  e leve ao congelador até solidificar. Posteriormente, retire do tabuleiro e coloque num saco de congelação.
  3. Alho
    Quer inteiro ou picado é um alimento que congela muito bem, basta mergulhar o alho num recipiente em azeite para prevenir complicações como o botulismo* (veja a baixo o que é o botulismo). Pode também fazer um puré, triturando uma parte do alho para duas de azeite.
    É também a melhor forma para preservar o sabor do alho. Este deve de ser utilizado imediatamente depois de sair do congelador.
  4. Panquecas
    Coloque papel vegetal entre cada uma, embrulhar todas em papel alumínio e levar ao congelador num saco de congelação.
    Durante dois meses ficam óptimas.
  5. Limão
    Este alimento, se apanhar ar oxida e é perigoso. Congelar é a solução.
    Retire as sementes, parte em fatias, coloque papel vegetal entre cada uma e congele. Também pode congelar o sumo e as raspas.
  6. Cebolas
    Pique a cebola, coloque num saco de congelação e está pronto a utilizar.
  7. Abacates
    Coloque o abacate no liquidificador, adicione uma colher de sopa de limão por cada abacate para evitar a oxidação e coloque no congelador.
  8. Cogumelos
    Parta os cogumelos, coloque-os num tabuleiro, isole com película aderente e leve ao congelador. Assim que estiverem congelados passe-os para um saco de congelação. Pode também congelá-los já cozinhados, deixando arrefecer e os disponha em sacos por camadas.

*Botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas que pode ser fatal, causada por uma toxina produzida por uma bactéria presente no solo ou em alimentos contaminados e mal conservados.

Depois destas dicas para conservar estes 8 alimentos, acredito que o seu dia-a-dia na cozinha vai ser mais simplificado.

Se gostou deste artigo e se de alguma forma lhe foi útil, comente e partilhe com os seus amigos!