A história do Chocolate…

 O cacau e o chocolate remontam a 4.000 atrás!

 

Toda a gente sabe que o chocolate vem do cacau, mas talvez não saiba que o chocolate passa por diversos processos até chegar ao resultado final. Inicialmente foi rejeitado pelos Europeus e hoje em dia está presente na vida de todos, sendo um produto de desejo e satisfação.

Antes de falarmos do chocolate é imprescindível falar do cacau. Uma fruta proveniente da árvore Theobroma Cacau que tem origem na América Central. O valor do cacau era enorme para os povos astecas e maias, os primeiros a terem contacto com este produto.
Teve uma grande influência nas civilizações, sendo utilizado como moeda, mercadoria e objecto de guerra.

No século 16 foi trazido para a Europa, nos anos de 1700 ao chegar a França e Inglaterra teve a adição de açúcar na receita.
O cacau como fruta (ao natural), nada tem a ver como chocolate, e por isso o chocolate passa por uma transformação até se tornar o verdadeiro chocolate.

 

Como o cacau é transformado em chocolate?

Do interior do cacau são extraídas as sementes, depois assadas, fermentadas e moídas num processo em que o controle do tempo e temperatura são fundamentais.
O cacau é colhido quando tem a cor laranja ou amarela sendo armazenadas para amadurecer durante alguns dias. Após este processo, o fruto é aberto e é retirado do seu interior.
Assim que retirados os grãos de passam por um processo de fermentação durante alguns dias, altura em que os seus sabores e aromes se desenvolvem. Depois disto, os grãos são levados para o sol onde secam por completo.

A partir do grão seco e limpo, inicia-se a produção do chocolate com a torra. Os grãos são processados até darem origem ao licor de chocolate (isto acontece porque o cacau tem presente na sua composição manteiga de cacau que derrete com o calor que o processo tem). O licor e o cacau em pó são separados e a parte sólida é moída até virar um pó fino. 

Com o pó de cacau e a manteiga de cacau é feito o chocolate, tendo adições.
Para o chocolate amargo usa-se o pó de cacau, manteiga e açúcar. Para o chocolate de leite adiciona-se o leite e para o chocolate branco adiciona-se a manteiga de cacau (e não o pó de cacau como nos outros casos).

No Festival do Chocolate em Óbidos o que não vai falar são deliciosas receitas com chocolate. E nós vamos lá estar com os nossos showcooking´s e os nosso produtos confeccionados especialmente para aquele festival.

 

Vão querer faltar a esta delicia?

Estejam atentos que até lá vamos lançar vários artigos sobre o festival…