Amêndoas de Páscoa…

A Páscoa aproxima-se…

Como é a vossa Páscoa?
A nossa é passada em família, com uma mesa recheada de coisas boas para degustar. E claro está, que não podiam faltar as amêndoas.

E é mesmo sobre elas que vamos falar hoje, suas tradições e os tipos de amêndoas. Vamos a isso?

Se olhar bem para uma amêndoa, vai ver que se parecem muito com um ovo. As amêndoas são um tributo aos ovos, símbolo não só da Páscoa, como também da renovação da vida que chega com a primavera.
As amêndoas fazem, sem dúvida parte de muitas tradições ligadas à Páscoa. Acredita-se que as amêndoas que consumimos devem de ser oferecidas (é sinal de sorte).

Conheça um pouco das tradições do nosso país

  • No Minho,  era costume as raparigas novas oferecerem ovos aos rapazes, pedindo em troca amêndoas.
  • Na Figueira da Foz, o primeiro a escolher um padrinho e a pedira-lhe amêndoas, era o que as recebia no domingo de Páscoa.
  • Em Torre de Moncorvo, as amêndoas são enroladas à mão numa calda de açúcar, depois de serem peladas e torradas. Estas amêndoas levam uma semana a serem confeccionadas.
  • Em Alcobaça, ainda existe tem faça as amêndoas de forma artesanal (nós, por exemplo). Nesta zona do país para além das castanhas irregulares e caramelizadas, também se fazem com recheios de frutas.

Vamos agora conhecer os vários tipos de amêndoas

Brancas ou coloridas, recheadas ou cobertas de chocolate, passando pelas cobertas de açúcar caramelizado.
Mais recentemente surgiram as drageias de açúcar e licor. São pintadas às mão e fabricadas a ano todo.

Apesar de haver cada vez mais derivações de amêndoas da Páscoa, com vários tipos de chocolate, recheios e embalagens brilhantes, as amêndoas continuam a ser um clássico da festividade, uma excelente oferta para todas idades.

Dê preferência às que têm corantes naturais, produzidos a partir de concentrados de frutos e vegetais, em vez dos artificiais.
Se escolher umas amêndoas sem corantes, ainda melhor!!!

Pensando nas qualidades todas que existem, qual prefere?