Dicas para que a sua lasanha fique perfeita

Lasanha, um prato versátil… com carne, legumes ou peixe a escolha é sua!

Acredita-se que este prato é um dos mais antigos de massa criados em Itália. Já era consumida na Roam Antiga, mas era um prato para ocasiões muito especiais porque era necessário levar ao forno e nem todas as pessoas tinham forno.
Porém, foi no século XIX que este prato aumento a sua popularidade em Itália e no resto do Mundo.

Hoje em dia existem muitas variantes deste prato e cada país ou pessoa tende a acrescentar sempre algum ingrediente, mas as folhas de massa não podem faltar. O restante, fica ao seu critério!

Ainda em Itália existem regiões onde utilizam o molho béchamel, outras o molho ragu que é um molho à base de tomate e carne cozida e outras onde o queijo parmesão é misturado com o ricotta.

Vamos então às dicas:

  • Pode utilizar a massa já cozida ou a fresca, nós aconselhamos a já cozida porque assim nem precisa de a cozer (coze no forno).
  • Escolha uma carne, vegetais, salmão, atum, etc. Dê a asas à sua imaginação!
  • Faça o seu béchamel.
    1 lt de leite, 100 gr. de margarina, 100 gr. de farinha, sal q.b., pimenta q.b, noz moscada q.b.
    Leve ao lume a margarina e a farinha mexendo sempre, assim que estiver tudo envolvido adicionar o leite aos poucos (mexendo sempre). Tempere a gosto e está pronto.
  • Se optar pela lasanha de legumes, evite utilizar os que deitam alguma água pois a sua lasanha pode ficar mole e sem graça.

Aqui fica uma receita de Lasanha de Legumes:

Ingredientes:
– 250 gr. de folhas de lasanha
– 150 gr. de molho de tomate
– molho béchamel q.b.
– 2 dentes de alho
– 1 cebola
– azeite q.b.
– folhas de manjericão fresco q.b.
– sal e pimenta q.b.
– legumes a gosto (cenoura, alho françês, couve flor ou bróculos)
– queijo mozzarella ou parmesão ralado q.b. para gratinar

Preparação:
Lavar e escorrer bem os legumes e cortá-los a gosto.
Saltear numa frigideira com um pouco de azeite, a cebola bem picadinha assim como os alhos, até dourarem. Junte os legumes e refogue, mexendo sempre, até que amaciem. Temperar de sal, pimenta.
Pré-aqueça o forno a 190º C.
No fundo da travessa, ou pirex onde vai servir, coloque um pouco de béchamel e por cima, uma folha de lasanha. Coloque alguns legumes e o molho de tomate e assim sucessivamente até que terminem todos os ingredientes.
Terminar com uma folha de lasanha, o restante molho béchamel, queijo ralado e folhas de manjericão. Levar ao forno até dourar e o queijo ficar derretido (cerca de 30 minutos).

 

 

 

IN: SapoLifestyle