Saber Comer é Pura Informação – Cristina Sales

E se o seu organismo não reconhecer aquilo que come com sendo um alimento?

Inflama-se e fica doente. Cristina Sales, médica especialista em alimentação diz que na origem das doenças do nosso século está o que comemos e como comemos.

É necessário mudar a forma como nos alimentamos. As doenças do nosso século devem-se sobretudo ao estilo de vida que levamos e à alimentação que fazemos desde o pós-guerra.
A alimentação que temos é decisiva para o nosso bem-estar e para a nossa saúde. As gerações mais novas terão uma menor esperança de vida mais reduzida devido à alimentação que se faz hoje em dia.
Esta questão depende de vários factores: os produtos altamente processados pela indústria alimentar conduzem à desnutrição ingerindo grande quantidade de calorias vazias; são muito diferentes dos alimentos originais e o nosso organismo não sabe lidar com eles e para finalizar os produtos com conservantes, corantes e adoçantes.

  • Quando ingerimos alimentos desta natureza, o que nos acontece?
    O nosso organismo defende-se, inflamando-se ou “agarra” naqueles alimentos que não considera importantes e arruma-os nos “depósitos do lixo”, que são as nossas células gordas. estas, para além de serem o nosso depósito de energia são também o depósito de substâncias tóxicas.
  • Como é que os alimentos actuam no nosso organismo?
    Os alimentos servem para construir tecido, osso, órgãos, etc., e para nos darem energia. Mas também são informadores das nossas células, dizem-lhes como devem funcionar.
    Por exemplo: “Se comer mais proteínas do que hidratos de carbono vai produzir mais glucagon e induzir o metabolismo a ir buscar gordura acumulada para disponibilizar às células, ou seja, vai desarmazenar. Mas se comer mais arroz, massa ou batatas vai dar uma ordem em sentido contrário, vai dizer que é precisa mais insulina e vai acumular gordura.”
  • Podemos afirmar que existem alimentos anti-inflamatórios?
    Sim, os que têm ómega 3 (sardinha, cavala). Alguns vegetais (tomate, kiwi, a especiaria curcuma). Claro que estes alimentos devem de ser  consumidos se tiver doença ou não.
  • De que produtos pudemos e devemos prescindir quando vamos às compras?
    Os refrigerantes, os cereais com açúcar, pastelaria, óleos e margarinas. Para cozinhar devemos utilizar só o azeite.
  • Mas fazer uma boa alimentação não sai mais dispendioso?
    Existem estratégias que podem ser implementadas. Uma é comprar carne de melhor qualidade e comer menos vezes e em menos quantidade. É sempre preferível comer carne três vezes por semana do que todos os dias, pode optar por refeições mais vegetarianas, mais peixe e ovos.

Quem é Cristina Sales e o que é a medicina funcional integrativa?

 “A medicina que Cristina Sales exerce dá pelo nome de medicina funcional integrativa – reúne diferentes disciplinas, profissionais e recursos terapêuticos, é centrada na pessoa e procura entender onde estão os desequilíbrios que desencadeiam a doença. Para uns, trata-se de uma abordagem vanguardista, mais adaptada aos pacientes, ao tratamento e controlo das chamadas doenças da civilização. Para outros, a prática médica de Cristina Sales ainda gera alguma desconfiança. Quem não receia são os doentes que a procuram – sobretudo pessoas que vivem com doenças crónicas (alergias, enxaquecas, fadiga crónica, doenças inflamatórias, endócrinas, metabólicas e autoimunes) e que não encontraram resposta satisfatória para os problemas que as afectam.”