Sabe como surgiu a Pizza?

Se pensa que a Pizza foi inventada em Itália, engana-se… 

Esta iguaria consumida em todo o mundo foram os Egípcios quem a começou. Foram eles os pioneiros a fazer a mistura da farinha com a água parra assar em fornos rústicos (à mais de 5000 anos). A massa era chamada de Pão de Abraão.
O povo Fenício foi acrescentando coberturas de carne e cebola ao dito pão, mas quem levou esta iguaria para Itália (porto de Nápoles), foram os Turcos. 

Os Italianos acrescentaram o molho de tomate à pizza, dando assim origem à pizza que conhecemos hoje. Nesta altura ainda não tinha o formato redondo que conhecemos hoje, era fechada, tipo sanduíche. Nesse altura a pizza era comida de pessoas humildes no sul de Itália.

Com o tempo a Pizza foi ganhando outros contornos e hoje em dia o formato mais usual é o redondo. Com massa mais fina, menos fina, com muito ingredientes ou poucos ingredientes, nunca podendo faltar o molho de tomate que é o ingrediente rei desta iguaria prática, rápida e deliciosa…

Notámos algumas diferenças das pizzas confeccionadas em Portugal e em Itália. Nós cá temos o hábito de colocar muitos ingredientes na pizza. Eles lá não, apenas colocam um bom molho de tomate e com poucos ingredientes, uma excelente massa e cozinhada em forno a lenha. Foi a melhor pizza que já comemos até então… 

Agora, quero deixar-vos aqui a receita da pizza que fazemos habitualmente. A massa e molho de tomate  é o mais importante, o restante podem inventar!

Ingredientes
Para a massa:
– 500 gr. farinha
– 300 ml de água
– 20 gr. de fermento
– sal q.b.

Para o molho:
– 4 a 5 tomates
– mangericão
– açúcar q.b.
– 5 dentes de alho
– azeite
– oregãos

Recheio:
– O recheio pode ser a seu gosto, nós colocámos ervilhas, cogumelos frescos, bacon e queijo mozarela.

Preparação
– Junte a farinha com a água, sal e fermento e amasse. Se quiser deixe a massa repousar um pouco.
Pele o tomate, aqueça o azeite com o alho. Assim que estiver quente junte o tomate e o mangericão e triture tudo. Se vir que o molho está muito liquido, deixe reduzir.

Tenda a massa, coloque o molho e os ingredientes por si escolhidos e por fim o queijo.
Pré-aqueça o forno a 180º e vai ao forno entre 20 a 25 minutos.

Bom apetite!!!