Algumas ideias para aproveitar sobras de alimentos

Normalmente, e falando também por nós, existem sempre refeição onde nos sobra alimentos.
O que fazer com essas sobras?

Damos-lhe algumas dicas:

  • Sobrou-lhe esparguete do dia anterior?

    Massa e batatas são daqueles alimentos que não ficam muito saborosos aquecidos, mas temos uma solução para si para aproveitar estes alimentos.

    – Tem a massa ou a batata, coloca 2 ovos, 2 fatias de fiambre, 2 fatias de queijo, sal e azeite q.b..
    Parte a massa ou batata em pedaços pequenos, bata os dois ovos. Juntar a massa ou batata, o fiambre e o queijo (partidos em pedaços pequenos), aos ovos. Temperar com sal e envolva. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite, coloque a mistura e quando estiver dourada está pronto a ser servida.

  • O mesmo acontece com carne grelhada, e deliciosa consumida na altura, mas aquecida não é a mesma coisa.

    – Tem a carne grelhada, os tomates, a cebola, o milho frito, alface, manjericão, azeite, sal, vinagrete, mel e mostarda.

    Fatie a carne grelhada para de seguida laminar a cebola e o tomate. Para o vinagrete misture mel, azeite e mostarda.
    É só empratar a seu gosto e depois regar com o molho vinagrete e as folhas de manjericão.

  • Quantas vezes lhe sobram claras de ovos e não sabe o que lhe vai fazer? O destino mais certo será o lixo. Que tal umas farófias?

    – 6 claras, 1 ovo, 750 ml de leite, 1 casca de limão, 1 pau de canela, 200 gr. de açúcar, 2 colheres de sobremesa de amido de milho, canela em pó.

    Bata as claras em castelo bem firme e adicione-lhe o 50 gr. de açúcar. leve o leite ao lume com a casca de limão, pau de canela e o restante açúcar. Quando estiver a ferver, reduza o lume e coloque colheradas de claras no leite e vire-as para cozerem uniformemente. 
    Retire-as com uma escumadeira e deixe-as escorrer aproveitando o leite. Coloque as farófias num prato de servir e reserve.
    Prepare o creme misturando o ovo batido com o amido de milho. Depois, adicione o leite morno em fio sem parar de mexer e leve ao lume para engrossar. Coloque o creme por cima das farófias e polvilhe com canela em pó.

Com estas dicas, acreditamos que vai aproveitar mais os alimentos que sobram!