Como se faz o Bolo do Caco?

Tudo tem uma história, e o Bolo do Caco não é diferente…

 

Reza a história que o Bolo do Caco era cozido em cima de um caco de basalto, e por isso adquiriu este formato e este nome.
Toda a gente sabe que é uma iguaria típica da Madeira, sendo um pão de trigo que muitas vezes também é confeccionado com batata doce, tendo assim menos hidratos de carbono.

Na altura em que esta iguaria nasceu havia a proibição de construir fornos particulares, obrigando a população ir cozer o seu pão aos fornos que pertenciam ao Rei, pagando por isso.
Como acabava por ser um “ritual” que saía dispendioso à população, foi inventado o pão que não necessitava de forno para ser confeccionado, o Bolo do Caco. Este sim, podia ser produzido por toda a população sem terem de pagar pela sua cozedura.

Hoje em dia, o Bolo do Caco é confeccionado em cima de uma chapa ou de uma pedra, sendo esta a razão que o distingue de um pão tradicional.

 

Receita do Bolo do Caco

 

Ingredientes:
– 350 gr. de batata doce
– 350 gr. de farinha de trigo sem fermento
– 9 gr. de fermento de padeiro
– sal q.b.
– farinha para polvilhar

 

Preparação:
Numa panela com água a ferver, coloque um pouco de sal e a batata doce a cozer durante 20 minutos. Depois de bem cozida, retire-a. Retire 150 ml de água de cozer a batata doce e reserve a restante, caso seja necessário mais.
Esmague muito bem a batata doce até que fique puré. Deixe arrefecer a batata doce e a água que reservou durante 10 minutos.

Numa tigela, coloque o fermento e os 150 ml de água, misture bem com uma colher até que o fermento se dissolva. Misture a batata doce e tempere com sal. Por fim, junte a farinha e amasse muito bem.
Polvilhe a massa com um pouco de farinha, tape com um pano e deixe levedar durante 30 minutos.

Passado o tempo, divida a massa por 7 bolas iguais e polvilhe-as com farinha, polvilhe a bancada com farinha.
Coloque a massa e com um rolo, acalque ligeiramente de forma que fique uma rodela.
Tape novamente com o pano e deixe levedar durante 15 minutos.

Numa frigideira grande e já quente, coloque rodelas de massa de forma que não fiquem juntas.
Deixe cozer 15 minutos de cada lado em lume brando.

 

O original Bolo do Caco é acompanhado com manteiga ou manteiga de alho, mas hoje em dia acaba por ser utilizado de várias formas, como em hambúrguer, pregos, bifanas, etc..

Foto by Iguaria .com

 

Se não quiser cozinhar o seu Bolo do Caco, temos também uma sugestão para si.
Existe uma Hambúrgueria Artesanal em Caldas da Rainha, que é onde nós estamos, chamada Hambúrgueria a Casa do Bingre que para além de servir uns hambúrguers deliciosos também os serve no Bolo do Caco.

Segundo Dinamene e Hugo, proprietáriaos da Casa do Bingre-  “Usamos bolo do caco de alfarroba no nosso prego de atum e no nosso hambúrguer de salmão, e também em qualquer outro hambúrguer a pedido do cliente. E temos bolo do caco com manteiga de alho”.

 

Bolo do Caco de Alfarroba com prego de atum – by Hamburgueria a Casa do Bingre

Um pão diferente que pode ser degustado de várias formas! Experimente e depois conte como ficou…