Aqui está mais uma parceria nossa, A Luísa Barros faz uns bolos deliciosos…
Vai partilhar convosco como tudo surgiu, e também uma receita 🙂
Quando no 1º aniversário de meu filho mais velho, há quase 23 anos, encomendei um bolo
pelo qual dei 5.000 escudos (25 € que na altura era imenso dinheiro), e que se viria a revelar intragável, que decidi que passaria a fazer eu todos os bolos de aniversário lá para casa.Sempre tinha gostado de fazer bolos mas nunca, até então, os tinha recheado ou decorado.Inicialmente os ingredientes que utilizava para recheio e cobertura eram apenas o chantily, ocreme de pasteleiro e o chocolate. As decorações eram feitas com gomas ou frutas, e algum bonequito de que os míudos gostassem; coisas simples, mas que sempre me deram um enorme gozo e de que todos gostavam.
Há meia dúzia de anos tive o primeiro contacto com a pasta de açúcar. Via, frequentemente,bolos decorados com aquele material, ficava completamente fascinada mas, até então, nunca me tinha sido possível trabalhá-lo. Quando o fiz pela 1ª vez, fiquei completamente rendida à sua versatilidade. A partir daí quis sempre aprender mais e mais sobre a arte do Cake Design.O que me levou a que, para cumprir um sonho já com uns anos, fosse fazer uma formação profissional certificada nesta área. Terminei a formação há poucas semanas e, acreditem, foi apenas um começo porque há tanto, tanto e tanto a fazer e a aprender no Cake Design que estou cada vez mais rendida e apaixonada por todo este “mundo” sempre em evolução.
A receita que vou aqui deixar é uma receita muito simples de um bolo que quase todos adoram e que é possível de cobrir com pasta de açúcar.
BOLO DE CENOURA
Ingredientes:
2 cenouras médias
5 ovos
1 chávena mal cheia de óleo
1 pitada de sal
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá fermento em pó
Raspa de laranja (facultativo)
Preparação:
Liga-se o forno a 180o e unta-se uma forma de 20 cm de diâmetro.
Numa tijela, mistura-se o açucar com a farinha, o fermento e o sal e reserva-se. Num copo misturador colocam-se as cenouras cortadas em pedaços pequenos e o óleo, tritura-se e adicionam-se os ovos 1 a 1, triturando até a mistura ficar homogénea. Junta-se esta mistura liquida à da farinha e envolve-se bem. Coloca-se o massa na forma e vai ao forno +/- 45 min.
Verificar a cozedura com um palito antes de tirar do forno.
Depois de cozido, deixa-se arrefecer e desenforma-se. Entretanto prepara-se o recheio.
GANACHE DE CHOCOLATE NEGRO
1 tablete de chocolate negro 200 gr
1 pacote de natas gordas 200 ml
1 colher de chá de mel
Parte-se o chocolate em pedaços pequenos para uma tijela. Fervem-se as natas e despejam- se sobre o chocolate. Espera-se um pouco para o chocolate derreter um pouco e depois mexe- se envolvendo bem os dois ingredientes até ficar uma mistura uniforme. Adiciona-se o mel e mexe-se mais um pouco.
Deixa-se arrefecer este preparado. Corta-se o bolo em 3 partes e recheia-se com a ganache.
Pode-se simplesmente, cobrir o bolo também com a ganache e decorá-lo a gosto (naked cake), ou pode-se cobrir com uma ganache mais espessa (200 gr de chocolate c/ 100 ml de natas) que se faz da mesma forma e que se aplica sobre o bolo ainda líquida, alisando-se bem com uma espátula. Coloca-se o bolo no frigorífico para que o chocolate fique bem
consistente e depois cobre-se com pasta de açúcar e decora-se a gosto.
E o aspecto final é este>>>
Pode seguir o trabalho da Luísa AQUI