Luísa Barros – Cake Design

Aqui está mais uma parceria nossa, A Luísa Barros faz uns bolos deliciosos…
Vai partilhar convosco como tudo surgiu, e também uma receita 🙂

 

Quando no 1º aniversário de meu filho mais velho, há quase 23 anos, encomendei um bolo
pelo qual dei 5.000 escudos (25 € que na altura era imenso dinheiro), e que se viria a revelar intragável, que decidi que passaria a fazer eu todos os bolos de aniversário lá para casa.Sempre tinha gostado de fazer bolos mas nunca, até então, os tinha recheado ou decorado.

Inicialmente os ingredientes que utilizava para recheio e cobertura eram apenas o chantily, ocreme de pasteleiro e o chocolate. As decorações eram feitas com gomas ou frutas, e algum bonequito de que os míudos gostassem; coisas simples, mas que sempre me deram um enorme gozo e de que todos gostavam.
Há meia dúzia de anos tive o primeiro contacto com a pasta de açúcar. Via, frequentemente,bolos decorados com aquele material, ficava completamente fascinada mas, até então, nunca me tinha sido possível trabalhá-lo. Quando o fiz pela 1ª vez, fiquei completamente rendida à sua versatilidade. A partir daí quis sempre aprender mais e mais sobre a arte do Cake Design.

O que me levou a que, para cumprir um sonho já com uns anos, fosse fazer uma formação profissional certificada nesta área. Terminei a formação há poucas semanas e, acreditem, foi apenas um começo porque há tanto, tanto e tanto a fazer e a aprender no Cake Design que estou cada vez mais rendida e apaixonada por todo este “mundo” sempre em evolução.
A receita que vou aqui deixar é uma receita muito simples de um bolo que quase todos adoram e que é possível de cobrir com pasta de açúcar.

 

 

BOLO DE CENOURA

 

Ingredientes:

2 cenouras médias
5 ovos
1 chávena mal cheia de óleo
1 pitada de sal
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá fermento em pó
Raspa de laranja (facultativo)

 

Preparação:
Liga-se o forno a 180o e unta-se uma forma de 20 cm de diâmetro.
Numa tijela, mistura-se o açucar com a farinha, o fermento e o sal e reserva-se. Num copo misturador colocam-se as cenouras cortadas em pedaços pequenos e o óleo, tritura-se e adicionam-se os ovos 1 a 1, triturando até a mistura ficar homogénea. Junta-se esta mistura liquida à da farinha e envolve-se bem. Coloca-se o massa na forma e vai ao forno +/- 45 min.
Verificar a cozedura com um palito antes de tirar do forno.
Depois de cozido, deixa-se arrefecer e desenforma-se. Entretanto prepara-se o recheio.

GANACHE DE CHOCOLATE NEGRO
1 tablete de chocolate negro 200 gr
1 pacote de natas gordas 200 ml
1 colher de chá de mel

Parte-se o chocolate em pedaços pequenos para uma tijela. Fervem-se as natas e despejam- se sobre o chocolate. Espera-se um pouco para o chocolate derreter um pouco e depois mexe- se envolvendo bem os dois ingredientes até ficar uma mistura uniforme. Adiciona-se o mel e mexe-se mais um pouco.
Deixa-se arrefecer este preparado. Corta-se o bolo em 3 partes e recheia-se com a ganache.
Pode-se simplesmente, cobrir o bolo também com a ganache e decorá-lo a gosto (naked cake), ou pode-se cobrir com uma ganache mais espessa (200 gr de chocolate c/ 100 ml de natas) que se faz da mesma forma e que se aplica sobre o bolo ainda líquida, alisando-se bem com uma espátula. Coloca-se o bolo no frigorífico para que o chocolate fique bem
consistente e depois cobre-se com pasta de açúcar e decora-se a gosto.

 

E o aspecto final é este>>>

Pode seguir o trabalho da Luísa AQUI