Kiwi – Um fruto que tem nome de pássaro

 

O kiwi é um fruto de casca peluda e interior rico em clorofila, sendo o seu interior todo comestível.

Perfeito para batidos, saladas, ou para sobremesas.

 
Isabel Fraser foi a professora neozelandesa que trouxe as sementes da China no regresso de uma visita à irmã missionária, no fim do século XIX.
A exploração comercial começou alguns anos mais tarde, por volta de 1940.
Na altura, o fruto chamava-se groselha chinesa, mas como a ideia era exportar para os Estados Unidos e as taxas para as groselhas eram altas, mudou-se a denominação para kiwi, o nome maori da ave mais emblemática da Nova Zelândia (em vias de extinção), que tem uma pelagem muito parecida com a do fruto a que deu o nome.
 
 

A variedade mais comum chama-se Actinidia deliciosa e o nome diz tudo: é tão bom que se aproveita tudoCome-se a polpa, as sementes e até a casca.

Na verdade a casca tem ainda mais fibra e vitamina C do que a polpa. Se a pelagem lhe fizer confusão, pode sempre “depilar” o kiwi, raspando a pelagem exterior com uma faca.

O kiwi é dos frutos com mais vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, e é uma boas razão para, com ou sem casca, o incluir na rotina diária.

Kiwi: uma baga cheia de poderes 

Devido à riqueza em clorofila este é um dos poucos frutos que mantém a cor verde quando maduro. 

O kiwi contém enzimas especiais, que ajudam no processo de digestão de alimentos como carne, peixe e produtos lácteos. Este poder é tão grande que o kiwi é usado para amaciar carnes (corte-o ao meio, esfregue-o na carne e deixe-o agir por 20 minutos). Também por causa desta “habilidade”, o kiwi tem de ser usado com cuidado em sobremesas feitas com leite ou gelatina, já que pode liquefazê-las ou impedir que solidifiquem. Se o juntar a saladas de fruta, faça-o apenas imediatamente antes de servir para impedir que as outras frutas fiquem moles.

Experimente usar kiwi em deliciosos gelados de morango com kiwi ou fazer uma salada verde, perfeita para os dias mais quentes.